Udesc divulga Índice de Custo de Vida de Florianópolis em junho com deflação de 0,45%
10/07/2017
Alunos de Administração Pública da Udesc propõem melhorias para gestão de organizações da Capital
10/07/2017

Disciplina de programa de pós da UFSC discute futuro da Ponte Hercílio Luz e entorno em workshop

Símbolo histórico e turístico da cidade ou equívoco monumental? Um grupo multidisciplinar discutirá a Ponte Hercílio Luz e seu entorno durante workshop de cinco dias na próxima semana em Florianópolis. A programação faz parte da disciplina “Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis”, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fechada há mais de três décadas, a ponte permanece como o principal cartão-postal da Capital e também alvo de controvérsias. Os números dão a dimensão da importância deste monumento de mais de quatro mil toneladas: completou 91 anos em maio, demorou quase meio século para ser paga (até 1978) e foi interditada para o tráfego quatro anos depois (1982), passou por 11 governadores estaduais desde a interdição, tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil em 1997 e atualmente está em obra de restauração, orçada em R$ 274 milhões, com previsão de entrega no segundo semestre de 2018.

“O workshop de cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis vem ao encontro dos objetivos da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC, que articula as duas áreas como um caminho para melhorar a vida das pessoas sob várias perspectivas”, pontua a Jamile Sabatini Marques, presidente da Câmara que lidera o evento ao lado da UFSC.

Dinâmica do workshop

As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, em tempo integral, com a participação ativa de cerca de 60 pessoas, entre academia, governo, iniciativa privada, sociedade civil organizada e o meio empresarial. Nos dias 10, 11 e 14 a programação será na Fecomércio SC, com debates e visita guiada a ponte para familiarizar os pesquisadores com a região. Nos dias 12 e 13, as ações dos Grupos de Trabalho serão na Ciasc.

A metodologia utilizada será de co-criação, envolvendo diferentes perspectivas sobre o assunto, e Design Thinking, que coloca a pessoa/o cliente no centro do processo, buscando compreender a situação de forma global para então apresentar alternativas aos problemas e necessidades.

Os participantes serão divididos em sete grupos de trabalho para estudar e propor soluções para a ponte sob diferentes óticas: economia, governança, identidade, lugar, meio ambiente, mobilidade, segurança e inclusão social. Para balizar as discussões foram convidados pelo menos 20 stakeholders de ONGs, associações, governo, judiciário e empresários para reunir a visão de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com a ponte Hercílio Luz.

“A ideia é integrar os vários atores desse processo para trazermos uma proposta positiva para o futuro da ponte e seu entorno, repensarmos o modelo para que este ícone seja ainda mais valorizado, conectando às pessoas. A ponte pode servir como um ponto de encontro de caminhadas, ciclistas, turismo, esporte e entretenimento”, afirma Costa. Segundo ele, diversas cidades mundo afora têm pontes como símbolo da cidade e da história local, a exemplo da ponte Vecchio, em Florença, ou a Charles Bridge, em Praga.

Após identificar os principais desafios e propor medidas estruturantes, o grupo deve formalizar as propostas e encaminhar às entidades responsáveis pela implementação.

(Ufsc, 07/07/2017)

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *