Projeto propõe troca de imposto por bolsas em escolas privadas em Florianópolis
05/07/2017
Deinfra espera dinheiro para executar revitalização da SC-401
06/07/2017

Comdes apoia projetos de pesquisa para uso de resíduos na geração de energia

O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) apoiará projeto da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) para o reaproveitamento de resíduos orgânicos e esgoto como fontes de biogás para geração de energia.

De acordo com o engenheiro Aloísio Pereira, da Suderf, a proposta segue duas linhas, a primeira prevê a construção de sistema de geração de eletricidade na estação de tratamento de esgoto (ETE) de Canavieiras, localizada no Sapiens Parque.

A segunda propõe a implantação de planta geradora de eletricidade por meio de biogás procedente dos resíduos sólidos orgânicos da coleta urbana de lixo no Norte da Ilha. A Suderf pretende ainda descentralizar a disposição final do lixo com a criação de cinco pontos de receptação, três na região insular e dois no Continente. As pesquisas teriam como parceiros a Casan e a Comcap.

O coordenador do Comdes, Jaime Ziliotto, marcará um encontro com presidente da Celesc, Cleverson Siewert, para apresentar o projeto e buscar a participação da empresa no processo. Ele acrescenta que a intenção da entidade é integrar o gerenciamento da coleta e destinação dos resíduos nos municípios. “Precisamos ter um plano compartilhado que minimize o impacto ambiental e destine adequadamente os recursos e o material excedente”, afirma.

Dados do IBGE de 2016 aponta que a região metropolitana tem 1.152.115 habitantes. Apenas na Capital, enquanto a população cresceu 28,91% de 2002 a 2014, a produção de resíduos passou de 115.431 para 192.190 toneladas, ou seja, subiu 66,5% no mesmo período, conforme números da Comcap.

O engenheiro civil e ex-presidente da Comcap, Marius Bagnati, ressalta que o destino final do lixo na Grande Florianópolis, o aterro sanitário de Biguaçu, deveria absorver apenas os materiais que não podem ser reaproveitados, no entanto, eles representam hoje apenas 16% de todo o volume levado para o local. Ele também explica que a Comcap recicla atualmente apenas 7% do lixo e que, se reaproveitasse mais, não teria para onde levar o restante.

O deputado Esperidião Amin, que participou da reunião do Comdes, destacou que o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, virá a Santa Catarina na primeira quinzena de julho para conferir e debater a situação do Contorno Viário da Grande Florianópolis, quando deve se reunir com o Comdes, parlamentares e prefeitos das cidades impactadas pelas obras. O conselho também visitará, a partir de agosto, as Câmaras de Vereadores da região metropolitana, a fim de esclarecer como o Legislativo pode fomentar o desenvolvimento dos trabalhos realizados no rodoanel.

(Portal da ilha, 04/07/2017)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *