Arte na Guerra: a união de MC’s que impulsiona o rap de Florianópolis
10/07/2017
Concorrente da Uber estuda atuação em Floripa
10/07/2017

CASAN conclui recuperação de rede de esgoto nos Ingleses

Foi concluída na madrugada desta sexta-feira, dia 7, a principal operação da obra de recuperação da CASAN na rede de esgoto da rua Intendente João Nunes Vieira, no bairro dos Ingleses.

Rede instalada ainda na década de 90, a tubulação está tendo de ser restaurada neste trecho devido a constantes afundamentos da via, já que a área era de banhado. Se o tempo permanecer firme e os técnicos concluírem que a rede consertada está em plena operação, na próxima semana deve ser iniciada a recomposição do asfalto e a recuperação das calçadas.

O trabalho no local tem gerado transtornos ao trânsito devido à complexidade da operação, que exigiu a abertura de uma vala de quase 5 metros de profundidade por 8 metros de diâmetro. A CASAN vem monitorando e auxiliando o trabalho da empreiteira contratada para realizar esta recuperação e inclusive solicitou o apoio de especialistas para apoiar a operação.

O engenheiro Francisco Pimentel, chefe do Setor de Operações de Esgoto (SEOPE) da CASAN, explica as razões da dificuldade deste tipo de trabalho e por que a obra se estendeu: “A rede de esgoto estava instalada numa profundidade de 4 metros, o solo é extremamente arenoso e instável, o lençol freático é muito alto, fazendo com que a obra tenha de ser realizada sempre em meio a água e lama, e as redes de água e drenagem estão próximas demais da tubulação de esgoto”.

Antigamente, aquela região era formada por um grande banhado. Trabalhando na lama, o solo fica cada vez mais instável nos arredores da obra, exigindo escoramentos constantes para garantir a segurança dos operários.

A CASAN pede a compreensão dos moradores para os transtornos no trânsito e pelos cortes que ocorreram no abastecimento de água, principalmente nas últimas três semanas, período considerado mais crítico da obra. A própria empreiteira se encarregará da recomposição do asfalto, tentando regularizar o tráfego na área o quanto antes. Uma base de pavimentação foi colocada ainda nesta sexta-feira, mas a definitiva precisa aguardar os testes que vão apontar se a rede de esgoto está totalmente recuperada.

Hoje, a rede de coleta de esgoto atende apenas parte dos Ingleses, sendo tratada na Estação de Canasvieiras, mas a empresa vencedora do projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário que vai atender todo o bairro e também o Santinho já está com homens e máquinas iniciando a nova obra, aguardada há anos pela comunidade.

(Casan, 07/07/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *