Justiça Federal determina embargo de obras na Zona Costeira da Praia Pântano do Sul
28/07/2017
‘Florianópolis no papel’: veja propostas do Plano Diretor para áreas do Norte da Ilha
28/07/2017

Câmeras de videomonitoramento de Florianópolis apresentam problema em 30% dos equipamentos

Florianópolis tem 408 câmeras de videomonitoramento implantadas pelo programa Bem-Te-Vi, da SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública), mas segundo o prefeito Gean Loureiro (PMDB), 30% têm algum tipo de problema. Um exemplo é o Norte da Ilha, onde 28 das 91 câmeras de segurança estão fora do ar. A situação é crítica porque Florianópolis é o único município catarinense sem o contrato de manutenção com a SSP.

Na próxima segunda-feira (31), o prefeito lançará o programa Floripa Segura e assinará o convênio com a SSP no valor de R$ 60 mil mensais. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, metade do valor será pago pelo Consórcio Fênix, que administra o transporte coletivo.

Algumas câmeras de monitoramento foram instaladas há mais de uma década e, por isso, determinados modelos ainda são analógicos. A dificuldade para encontrar peças para a manutenção é mais um empecilho na operação. “Trinta por cento das nossas câmeras de videomonitoramento apresentam algum tipo de defeito. Investiremos na segurança do cidadão e dentre as ações que serão implantadas na próxima semana está o contrato de manutenção das câmeras”, explicou o prefeito.

Existem três tipos de câmeras na Capital. São 60 do tipo analógico, 59 fixas e 289 digitais “speed dome”. Elas estão espalhadas em pontos estratégicos nos três batalhões da Polícia Militar. No 21º BPM no Norte da Ilha, por exemplo, 60 câmeras atendem os bairros Canasvieiras, Jurerê e Daniela, mas 15 apresentam problemas. Na região de Ingleses são mais 31 câmeras e 13 estão fora de uso.

O 4º BPM, que atende os bairros próximos ao Centro e Sul da Ilha, tem 235 câmeras, sendo que 51 ainda são analógicas. O comandante, tenente-coronel Marcelo Pontes, destaca a efetividade do instrumento para o combate à violência. “Elas são importantes na prevenção, no acompanhamento de ocorrências policiais e na investigação. Tanto que recebemos pedidos de várias comunidades para a ampliação do sistema”, afirmou.

(Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 27/07/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *