Congresso Mundos de Mulheres vai reunir 8 mil em Florianópolis
20/07/2017
Mega guindaste colocará a última grua da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
20/07/2017

Assembleia Legislativa participa de programa voltado a inovação do setor público

A Assembleia Legislativa está entre as 14 instituições públicas de Santa Catarina participantes do programa HubGov, promovido pela empresa privada We.gov. Em prática desde março, o programa interinstitucional de inovação no setor público visa desenvolver, por meio de técnicas de Design Thinking e de estímulo ao intraempreendedorismo, o incentivo e a geração de soluções inovadoras que resultem em melhorias impactantes nos serviços públicos.

Com duração de seis meses, o programa Hubgov integra 56 servidores, quatro de cada instituição. Entre os participantes, o assessor de Planejamento Institucional da Assembleia, Márcio Welter, destaca a satisfação de poder observar reflexos positivos da capacitação no espaço de trabalho. “Estamos trabalhando com várias abordagens para integrar o servidor com foco diferente. O Hubgov trouxe essa característica de aprimorar o atendimento ao cidadão em órgãos públicos, com inovação que atenda as necessidades da sociedade e não apenas o serviço público.”

Ao definir o Hubgov como um ponto de contato, Márcio explica que essa ação representa o governo se conectando pensando no cidadão. “Neste ambiente comum, onde várias pessoas de diferentes instituições se encontram, é possível criar e trocar ideias que possibilitem uma nova maneira de trabalhar.” Segundo ele, após o fim do programa, a intenção é fazer que os participantes inspirem outras pessoas a serem inovadores. “Seremos inovadores criando outros inovadores, replicando a iniciativa dentro dos setores e das instituições públicas, promovendo a diferença.”

Já a assistente de Planejamento do Poder Legislativo e integrante do grupo, Larissa Martins, ressalta o importante papel do We.gov. Visto como um espaço de aprendizado em Governo, Larissa explica que o foco principal da empresa é empoderar agentes públicos, iluminar ideias e ações que possam ser replicadas, além de promover a aproximação interinstitucional entre os agentes públicos das três esferas e dos três poderes.

Para o assessor de Controle Interno da Assembleia, Luciano de Carvalho, o programa apresenta na prática organizar uma rede, com escolha de conteúdo, que promova através de oficinas e eventos compartilhar informações de projetos inovadores entre os agentes públicos. “Cada órgão tem sua função, mas a partir da inovação cada um deles pode melhorar sua ação cotidiana com reflexos melhores da sua prestação de serviço.”

Órgãos participantes
Crea-Sc, Prefeitura de Palhoça, Correios,Fapesc, Justiça Federal de Santa Catarina, Polícia Militar de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Segurança Pública , Secretaria de Estado da Comunicação e Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

(Alesc, 18/07/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *