Integração do transporte público da Grande Florianópolis não inclui sistema da Capital
31/07/2017
Pouco caso oficial ameaça o Arquivo Histórico de Florianópolis
31/07/2017

Após incêndio, Parque do Rio Vermelho pode levar até 50 anos para se recuperar

De terça-feira até este domingo (30) a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trabalharam no combate a um incêndio no Parque Estadual do Rio Vermelho, uma área de 1.500 hectares, e com um dano causado em aproximadamente 10 hectares de vegetação rasteira. O que se vê por lá, agora, às margens da rodovia João Gualberto Soares, no bairro Rio Vermelho, é um cenário cinza, que para o biólogo Daniel de Araújo Costa, representa algumas décadas de recuperação.

Segundo ele, o incêndio que teria sido causado por uma vela de oferenda religiosa, deixada na mata, traz um prejuízo à natureza de 20 a 50 anos. “Essas ações irresponsáveis podem colocar toda nossa vegetação em risco de forma muito rápida”, alerta. “Ainda hoje há sinais da destruição por onde o fogo passou num incêndio em 2012 no parque. Com o desta semana, a mata pode levar até 50 anos para se recuperar”, comenta Costa, biólogo responsável pelo parque. Ele explica que o local, de vegetação rasteira é uma área contaminada por árvores de pinus, considerada invasora, o que diminui o dano ambiental, já que há pouca vegetação nativa no local.

“Mas o dano existe de qualquer forma, porém afetando mais a vegetação rasteira, matando insetos e pequenos répteis. Há chances de recuperação daquele verde, porém de forma bem lenta”, enfatiza Costa.

(Leia na íntegra em Notícias do Dia, 30/07/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *