Disciplina de programa de pós da UFSC discute futuro da Ponte Hercílio Luz e entorno em workshop
10/07/2017
Seminário qualifica para 7ª edição da Certificação de Responsabilidade Social
10/07/2017

Alunos de Administração Pública da Udesc propõem melhorias para gestão de organizações da Capital

Foi concluído no final do semestre letivo o Projeto Trevo Solidário – Aprendizagem compartilhada, iniciativa que mobilizou cerca de 30 alunos de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em um trabalho acadêmico de consultoria, que visou melhorar a gestão de seis organizações da sociedade civil (OSCs) de Florianópolis.

A atividade foi desenvolvida pela turma do sexto termo noturno, como parte da disciplina Gestão de Organizações do Terceiro Setor, ministrada pela professora Aghata Gonsalves, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Atuando em equipes, os estudantes elaboraram ao longo do semestre um diagnóstico e uma proposta de intervenção para cada organização (veja os resumos abaixo). As entidades envolvidas atuam em causas diversas, incluindo direitos humanos, da criança e do adolescente, da mulher e preservação do meio ambiente.

A análise dos alunos abrangeu os temas de governança, gestão de pessoas, direcionamento, projetos e serviços, gestão de parcerias, comunicação e mobilização de recursos.

Relatórios

Além das propostas de intervenção, apresentadas aos representantes das OSCs em um encontro de encerramento em 21 de junho, os estudantes entregaram relatórios de análise de gestão para cada entidade. Elaborados com a ferramenta de design Canva, de forma a apresentar as informações de maneira visual e clara, os relatórios incluem:

  • uma definição da estratégia de atuação da organização, relacionados com sua missão, causa e direcionamento;
  • o organograma estatutário, que identifica dirigentes e colaboradores responsáveis por zelar pelos processos de governança da organização,
  • um eco-mapa, instrumento que identifica os principais parceiros da organização;
  • um “banco de ideias inovadoras”, para futuras ações de desenvolvimento institucional;
  • e uma pasta com mais de 15 exemplos inovadores e inspiradores de mobilização de recursos.

A realização das consultorias incluiu encontros na Udesc Esag e visitas às entidades, coordenadas pela professora. O projeto contou com a parceria do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), onde a docente também atua como Assessora de Desenvolvimento Institucional. A metodologia aplicada pelos estudantes foi baseada em programas do instituto.

Para a professora, a realização do projeto foi “uma experiência muito rica para os alunos conhecerem mais sobre a gestão de organizações da sociedade civil, que são vitais nos processos de coprodução do bem público”. “Além disso, a turma surpreendeu muito na elaboração das propostas e entregas realizadas para as organizações, contribuindo de fato para a reflexão e melhoria delas, o que foi reconhecido pelos representantes presentes no dia das apresentações”, afirma.

Organizações que participaram do Projeto Trevo Solidário e propostas elaboradas:

  • Associação Amigos Parque da Luz (APPLuz), no Centro da Capital – O trabalho buscou contribuir no direcionamento da organização, propondo a definição de suas principais estratégias de atuação, causas e redação da missão, visão e valores. Para aproximar ainda mais a comunidade da APPLuz e das atividades propostas no parque, os alunos desenvolveram um fluxo de cartas de engajamento, um planejamento dinâmico baseado na metodologia “Objectives and Key Results” (OKR) e um banner com a identidade organizacional.]
  • Projeto Geração da Chico, que atende crianças do Bairro Chico Mendes – Para possibilitar uma gestão mais organizada e efetiva das atividades, os alunos desenvolveram um quadro, baseado no método “Kanban” (sistema também conhecido como “Gestão visual”), com espaços diferentes para organização e visualização das variadas funções exercidas pela entidade. O grupo ainda preparou lembranças para entregar às crianças atendidas pela associação.
  • Associação Casa da Mulher Catarina, de defesa dos direitos das mulheres – Para auxiliar na organização das atividades da organização, os alunos desenvolveram um “painel de registros”, baseado no programa de gerenciamento de tarefas “Trello”. A proposta é que, ao final de um determinado período, todas as integrantes da associação possam ter clareza dos resultados de suas ações. O painel também visa contribuir na elaboração de relatórios de atividades que demonstrem o impacto social da entidade.
  • Instituto de Estudos Ambientais Trilheiros de Atitude (Ieata), de atuação ambiental – Visando potencializar a presença da Ieata em mídias sociais, de forma a divulgar com maior clareza sua atuação e impacto, os acadêmicos elaboraram um manual explicativo sobre como publicar conteúdos no Facebook, uma proposta com melhorias para o blog da organização (utilizado como homepage institucional) e uma peça gráfica (um “flyer”) para apresentação junto a potenciais investidores.
  • Projeto Route, de preservação e monitoramento de praias e conscientização ambiental – Para melhorar os processos de governança, ampliando a participação de voluntários e descentralizando a tomada de decisão, a equipe desenvolveu uma “matriz de responsabilidades” (que visa delegar funções); um calendário anual, com as principais datas para assembleias, reuniões e demais eventos; e um modelo de ata, compartilhada via Google Drive, para auxiliar a gestão do conhecimento da organização.
  • Youth For Human Rights Brasil, organização internacional de defesa dos direitos humanos – Para contribuir com o alinhamento de ideias entre os membros da organização, descentralizar as informações e os processos decisórios, além de ampliar a utilização dos canais de comunicação oficiais da YHRB, os alunos desenvolveram um painel eletrônico, compartilhado pelo Google Drive, para controle e gerenciamento de atividades, estabelecendo metas, prazos e responsáveis. Também foram feitas propostas para organização dos voluntários, gestão de pessoas, compartilhamento de informações pelas redes sociais, elaboração de estatuto e atas.

(Udesc, 07/07/2017)

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *