Contrato de concessão do aeroporto Hercílio Luz será assinado nesta quinta em Brasília
26/07/2017
8 em ponto: entrevista com presidente da FloripAmanhã
26/07/2017

A gastronomia, terceira razão mais avaliada para escolher um destino turístico

Além de um segmento cada vez mais desenvolvido e sofisticado, o Turismo gastronômico se tornou um das motivações principais dos viajantes ao visitar um destino. Isto revela uma pesquisa da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a firma Madison Experience Marketing que faz parte da sua rede de Membros Afiliados de 2014.

Como salienta a OMT, “sua relação com a identidade e a cultura local, como também com outros intangíveis do setor, como a arte, a natureza ou a história, transformam a gastronomia em um das áreas consolidadas no turismo.” O relatório, “Futuro, tendências, investigação e experiências de turismo gastronómico foi apresentado recentemente num encontro acontecido na sede do OMT em Madrid no qual assistiram peritos em Turismo e gastronomia.

Também, no evento estiveram presentes o secretário geral de CEHAT, Ramón Estalella,; o presidente da Academia da Gastronomia, Rafael Ansón, e Yolanda Perdomo, a diretora de membros afiliados da OMT entre outros. O estudo realça o importante papel da gastronomia como elemento turístico diferenciador e gerador de riqueza.

Deste modo a integração de experiências gastronómicas no desenvolvimento do turismo sustentável nas áreas rurais e sua periferia ajudaria em grande medida para aliviar em muitos lugares do mundo a pobreza que aposta para um turismo sustentável pelo tempo que beneficia à sociedade inteira. “Devido à importante relação existente entre a gastronomia e outros ambientes políticos (agricultura, produção de alimentos, indústria cultural e criativa) é muito importante para desenvolver um foco integrado e holístico para o desenvolvimento e a aplicação de políticas”, explicou Yolanda Perdomo.

A Gastronomia como elemento diferenciador A maioria dos participantes no estudo composto por um grupo de 77 entrevistados, membros afiliados do OMT, entre instituições educacionais, empresas de marketing e consultoria, provedores de alugamento, como também de alimentos, bebidas e bodegas que pertencem a 29 países, entre esse figura aquela Espanha, responderam que a gastronomia é um elemento distintivo e estratégico na definição da imagem e a marca de seu destino. Em resumo, 87% entendem que é um aspecto crucial para se lembrar.

O turismo cultural é a primeira motivação dos viajantes para visitar um destino, seguido pela natureza, a gastronomia, as compras e o bem-estar, os jogos esportivos, a religião ou motivações médicas. As respostas de América Latina outorgam maior importância para a gastronomia como promotor do desenvolvimento turístico que em outras áreas de Europa. Relativo à promoção deste tipo de turismo consideram 65,7% desses entrevistados que o turismo está promover, embora de um modo insuficiente.

Na realidade, 24,6% das organizações só nomeiam um orçamento específico para atrair os turistas gastronómicos, enquanto sendo o orçamento anual das organizações muito heterogêneas. Entre as razões por não promover o turismo gastronómico está o que não é considerado como uma real motivação de viagem, o orçamento limitado, e que a gastronomia não é como um produto isolado mas como parte do turismo cultural.

Colaboração Público-Privada Da OMT é insistido na colaboração público-privada como instrumento essencial de cooperação para o desenvolvimento do turismo gastronómico, mantendo a sua essência, mas incluindo técnicas de vanguarda e tendências atuais. “O turismo gastronómico é na atualidade um fator de atração importante, embora não decisivo para escolher destinos turísticos. É um elemento diferenciador complementar mais que motivador”, explicou a responsável para a área de turismo de Madison Market Research, a Monste Fernández que realçou o turismo gastronómico como elemento impulsionador do desenvolvimento dos destinos.

(Caribbean News Digital, 20/07/2017)

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *