Água e Luz para imóveis irregulares
29/06/2017
Agenda de 03 até 09 de julho de 2017
30/06/2017

Sítios naturais sagrados: valores ancestrais e novos desafios para as políticas de proteção da natureza

(Por Érika Fernandes-Pinto, Marta de Azevedo Irving)

Em décadas recentes, um novo tema vem adquirindo visibilidade crescente nas discussões internacionais sobre estratégias de proteção da natureza – os sítios naturais sagrados. Entretanto, o conhecimento sobre esse tema, na maior parte dos países do mundo, é limitado, e as iniciativas de reconhecimento e salvaguarda dessas áreas em políticas públicas nacionais são ainda incipientes.

A identificação de que muitos desses sítios estão sujeitos a diversas pressões e ameaças tem alertado pesquisadores e organizações globais para a importância de se promover estratégias para a sua proteção. Todavia, para que as diretivas formuladas internacionalmente possam se refletir em ações concretas de manejo dos sítios em seus contextos locais, é importante compreender como essa temática vem sendo interpretada no âmbito das políticas públicas e as tendências desse debate.

Com o intuito de aprofundar essa reflexão, este artigo tem por objetivo contextualizar, criticamente, o panorama internacional e os caminhos em curso para o reconhecimento e a salvaguarda de sítios naturais sagrados, particularmente na relação com estratégias de proteção da natureza. A análise foi desenvolvida a partir da interpretação dos acordos firmados com esse objetivo, em nível mundial, embasada em pesquisa bibliográfica e documental.

A complexidade que perpassa esse debate vem delineando uma série de desafios a serem transpostos para a gestão de áreas protegidas e deve inspirar novos caminhos para a leitura da indissociabilidade entre sociedade e natureza e para o resgate da sacralidade dessa relação.

Texto completo em PDF

 

(Por  Revista UFPR, 29/06/2017) 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *