Arquiteto apresenta projeto inovador para habitações populares no Maciço do Morro da Cruz
26/06/2017
Presente de grego
26/06/2017

Sem praça, aterro da baía Sul, em Florianópolis, terá ônibus e estacionamento da Comcap

Ao invés de um espaço de convivência, com árvores e lagos, o aterro da baía Sul receberá mais carros e ônibus. Os veículos do transporte coletivo de Florianópolis e região devem ocupar 30% do terreno de 30.565,53 m², que agora é de propriedade do município, onde havia o Direto do Campo e o Camelódromo Centro Sul e o estacionamento da Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital). A cessão onerosa no valor de R$ 12 mil mensais foi assinada no segundo semestre de 2016 com a SPU (Secretaria do Patrimônio da União). Segundo o secretário de Mobilidade e Transporte Urbano, Marcelo Roberto da Silva, o restante da área abrigará novamente um estacionamento da Comcap. Atualmente, os ônibus ocupam todo o terreno.

O contrato com a SPU prevê que o estacionamento rotativo deve ser implantado até os 30 primeiros meses a partir da cessão. A portaria 245, da SPU, determina que a área será utilizada como estacionamento até a apresentação do esquema de reurbanização em substituição ao projeto Passarela Jardim no prazo de cinco anos, que pode ser prorrogado. “O espaço para o estacionamento dos ônibus será dividido pelo sistema. O transporte municipal ficará com 80% das vagas e o intermunicipal com 20%. Queremos saber quantos lugares serão disponibilizados em menos de 10 mil m². O objetivo é que possamos ter essas informações até julho”, afirmou o secretário.

Conforme o projeto inicial, a Passarela Jardim teria quadra poliesportiva, áreas para recreação infantil e prática de skate. Toda a praça e a passarela poderiam ser transitadas a pé, de bicicleta ou de skate. Além do comércio ao longo de toda a passarela, com praças de alimentação, haveria serviços de apoio e conexão com transporte coletivo. A passarela teria 200 metros de extensão e seis metros de altura.

Espaço para descanso de motoristas e cobradores

Em complemento ao estacionamento dos ônibus, o Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Florianópolis) deve construir um espaço para descanso dos funcionários do transporte coletivo. De acordo com o secretário Marcelo Roberto da Silva, os banheiros que ficam entre o Terminal Cidade de Florianópolis e o aterro receberão o anexo. “Essa reivindicação é resultado da última greve dos motoristas e cobradores, no ano passado. Este ano, o prefeito já assinou o decreto autorizando a construção dessas instalações pelo Setuf”, explicou.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 23/06/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *