Na Espanha, Gean tenta conseguir quase R$ 1 bi para a mobilidade urbana de Florianópolis
13/06/2017
Fatma emite LAP para transporte marítimo na Grande Florianópolis
13/06/2017

Rede de Monitoramento Cidadão inicia Grupo de Trabalho de Indicadores

gt-indicadores-5junho17-670x376.jpg

Representantes da sociedade civil, do setor produtivo e da academia participaram da primeira reunião do Grupo de Trabalho de Indicadores (GT de Indicadores) da Rede de Monitoramento Cidadão (RMC) de Florianópolis, realizada no último dia 5 de junho. No encontro, foram iniciadas atividades de coleta, atualização e análise dos indicadores da cidade como mobilidade, saneamento básico, competitividade, saúde e educação. A FloripAmanhã está na presidência da Comissão Executiva da RMC.

 

 

O GT de Indicadores é orientado pela Baobá Práticas Sustentáveis e pelo Observatório Social de Florianópolis. O objetivo é analisar e filtrar indicadores locais, além de trabalhar com os indicadores do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis, colhendo informações atualizadas sobre a cidade. Tudo isso com foco na geração de um relatório de desempenho, que será compartilhado com toda a sociedade por meio de uma plataforma online.

A próxima reunião do GT está agendada para o dia 30 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Captação de recursos

O coordenador geral do Projeto Redes de Monitoramento Cidadão, Fernando Penedo, esteve em Florianópolis no dia 31 de maio, com a coordenadora de parcerias e especialista em mobilização de recursos da Baobá, Helena Grundig. Penedo veio articular a implementação da Metodologia de Fomento da Competitividade e Desenvolvimento Econômico Local e apresentar à Comissão Executiva da RMC de Florianópolis a estratégia de mobilização de recursos para a sustentabilidade da Rede.

Fernando Penedo também manteve reunião com o diretor de Desenvolvimento Institucional e Industrial da FIESC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, visando a formação de parcerias. O assunto também foi pauta de reunião com o Secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Richter Pires e a coordenadora da CES na cidade, Cibele Assmann Lorenzi.

O que é a Rede Monitoramento Cidadão?

A Rede de Monitoramento Cidadão é uma organização independente que tem como objetivo principal acompanhar o desempenho do município em temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. A rede é parte do programa Cidades Emergentes e Sustentáveis, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que contempla também as cidades de Palmas (TO), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Vitória (ES) e Três Lagoas (MS). Em Florianópolis, o projeto é financiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa (FSA/Caixa), e executado pela Baobá – Práticas Sustentáveis, que vem mobilizando a participação social.

A RMC de Florianópolis

Na composição da Comissão Executiva da Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis estão a associação FloripAmanhã(presidência), a Universidade Federal de Santa Catarina (vice-presidência-técnica), e a RIC TV Record vice-presidência-administrativa).

O Grupo Estratégico de Monitoramento é coordenado pelo Observatório Social de Florianópolis, o de Comunicação pela RIC TV Record, o de Inteligência pela UFSC e o de Competitividade pela FIESC. Atuam no Conselho Fiscal a OAB/SC, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC) e a Associação de Mulheres de Negócio e Profissionais (BPW).

Entidades participantes (por ordem alfabética)

Associação de Desenvolvimento Comunitário de Jurerê (ADECOM), Associação de Mulheres de Negócio e Profissionais (BPW), Associação FloripAmanhã, Conecta Call Center, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, Fecomércio, FIESC, Fundação Certi, Instituto Lixo Zero Brasil, Observatório Social de Florianópolis, RIC TV Record, Sapiens Parque, Sinduscon, UFSC e Unisociesc. Outras 14 pessoas físicas também se associaram à Rede.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *