Após pedido do MPF/SC, Justiça Federal suspende audiência final do anteprojeto do Plano Diretor de Florianópolis
21/06/2017
Aprovação do Plano Diretor parece ser possível apenas se estiver de acordo com o interesse de poucos
21/06/2017

Ipuf diz que divergências no Plano Diretor serão decididas pela Câmara de Florianópolis

A falta de entendimento e a defesa de diferentes teses sobre como será a Florianópolis do futuro adiaram mais uma vez a conclusão da minuta do projeto do Plano Diretor da cidade. No dia 28 de julho, prefeitura e MPF (Ministério Público Federal) voltarão a tentar uma conciliação para só então definir nova data para audiência final antes de o projeto seguir para a Câmara de Vereadores.

Em nova decisão, que suspendeu a audiência final prevista para a próxima sexta-feira (23), o juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal de Florianópolis, apontou que o município adotou “estratégias” para retardar as discussões incluindo em prazo muito próximo da última audiência “208 arquivos” ao processo judicial, que determinou ainda em 2015 a realização de audiências públicas.

O novo pedido partiu do MPF, após manifestação de técnicos do gabinete do vereador Lino Peres (PT). Na prática, o pedido atende tanto a vontade do município, que na audiência que terminou sem conciliação em maio pedia prazo até agosto, como o movimento oposicionista, que acusa o município de apresentar na quarta minuta do projeto itens que não foram apreciados pela população.

Com isso, MPF e prefeitura devem travar nova queda de braço na nova audiência de conciliação. O MPF insiste que o município entregue à Câmara uma minuta com artigos definidos sobre as diretrizes basilares do plano, no entanto, o município aponta que as divergências que existem são irresolvíveis no âmbito do Núcleo Gestor e que deverão ser decididas pelos vereadores.

“Os dissensos são diferenças inerentes desse processo, imagina, nós temos entidades como Sinduscon e Ufeco que defendem pontos de vista diferentes da cidade, isso é natural que existisse. Alguns desses dissensos são de natureza ideológica e que de nada vale colocar em votação no Núcleo Gestor. Nesse caso, quem decide é a Câmara”, afirmou Ildo Rosa, superintendente do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano).

Representante aponta alterações de última hora

Um dos principais pontos de discussão na reta final do Plano Diretor são as chamadas “inserções”, ou “inovações”, a minuta final do projeto. Ataíde Silva, representante do Campeche no Núcleo Gestor, aponta que parte do grupo está insatisfeita com modificações que teriam sido feitas na tabela de uso do solo, no zoneamento e nas áreas de preservação. “Alteraram regiões predominantemente residenciais para áreas mistas e de APP, como o Morro do Lampião, para Preservação Limitada. Somos contra isso, que precisa ser corrigido”, disse.

Ildo Rosa rebate e diz que não há apontamentos precisos de inserções que tenham sido feitas de forma deliberada e que todos os 518 artigos da minuta mais recente foram alvos de criteriosa avaliação da área técnica do Ipuf. “Se de fato isso aconteceu é importante que venha à luz. O que defendemos é que o processo seja democrático e transparente”, afirmou.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Florianópolis, 20/06/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *