Por Assessoria de Comunicação FloripAmanhã

Florianópolis participa de Encontro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na França




Representantes de 116 cidades de 54 países de todos os continentes estarão presentes na cidade francesa de Enghien-les-Bains, onde será realizada o XI Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, de 30 de junho a 2 de julho. Florianópolis será representada no evento pela presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires, e a Coordenadora Regional do Sebrae Grande Florianópolis, Soraya Tonelli, ambas do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.

“Vamos participar de oficinas e painéis para trocar experiências com pessoas de cidades do mundo inteiro, conhecer ações que integram gastronomia, design e sustentabilidade, além de apresentar nosso plano de ações, mostrar para o mundo o que estamos fazendo por aqui”, comenta Anita Pires. “Destacaremos o programa de intercâmbio com Belém, também membro da rede de Cidades Criativas na categoria Gastronomia, que está sendo estruturado, além de mostrar a evolução da plataforma web nacional que está em fase final de desenvolvimento para integrar a cadeia produtiva da gastronomia”, acrescenta a presidente da FloripAmanhã.

Através de sete temas (artes digitais, artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura e música), a Rede busca promover a cooperação e o intercâmbio de melhores práticas entre as cidades que reconhecem a cultura e indústrias criativas como motores de condução e desenvolvimento. Na reunião de três dias em Enghien-les-Bains, delegados e peritos irão partilhar as suas experiências em sessões plenárias e oficinas temáticas. A reunião também será uma oportunidade para fortalecer os laços que ligam as cidades ou iniciar novos projetos conjuntos.

“As cidades estão na vanguarda dos esforços internacionais para a paz e o desenvolvimento sustentável”, afirma a Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova. “E esta rede procura explorar o melhor que a cidade tem para oferecer: experiência a serviço da cooperação cultural, a sua capacidade de inovação e seu poder de transformação”, acrescenta.

Enghien-les-Bains, cidade criativa desde 2013 no campo das artes digitais, está interessada no impacto das tecnologias digitais em ecossistemas urbanos e espaços públicos. O município também desenvolveu alianças e ações através de sua Réseau des Arts Digitais (RAN, Digital Arts Network), que atualmente tem mais de 40 membros internacionais e opera no Canadá, Caribe, Sudeste da Ásia e África.

Evento sobre Cidades Inteligentes no México

A convite da UNESCO, Florianópolis também enviou representante para o Congresso Smart City Expo LATAM, qu ocorre de 27 à 29 de junho, no Centro de Expositores da Cidade de Puebla, no México. O Superintendente de Ciência Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal, Marcus Rocha, representou a cidade no evento que tem o tema “WeGov: Pessoas e Governo para o bem comum”.

O Congresso que visa discutir uma gestão urbana inteligente, sustentável e equitativa consiste em conferências e eventos paralelos, bem como uma área de exposição. Será o ponto de encontro de mais de 180 cidades ao redor do mundo e 10.000 visitantes, bem como 200 palestrantes internacionais para compartilhar conhecimento, trocar boas práticas e soluções de alto nível para o desenvolvimento de cidades inteligentes na América Latina.

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

(Publicado por Acontecendo aqui, 28/06/2017)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.