Rede de Monitoramento Cidadão inicia Grupo de Trabalho de Indicadores
13/06/2017
Greve na Cooperbarco reduz horários do transporte na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
13/06/2017

Fatma emite LAP para transporte marítimo na Grande Florianópolis

A Fatma (Fundação do Meio Ambiente) concluiu nesta segunda-feira, 12/6, a LAP (Licença Ambiental Prévia) para o Terminal Marítimo Intermunicipal da Grande Florianópolis, que será instalado num terreno de 8 mil metros quadrados, entre o CentroSul e a Passarela Nego Quirido. O documento atesta a viabilidade ambiental do empreendimento, orçado em cerca de R$ 8,5 milhões e está sendo entregue ao Deter (Departamento de Transportes e Terminais de Santa Catarina), órgão do governo do Estado responsável pela gestão do transporte coletivo intermunicipal. No valor está incluída a construção do terminal, obras de dragagem e duas embarcações. A dragagem no local tem as seguintes características técnicas: 2,60 metros de profundidade, 260 metros de comprimento e 80 metros de largura.

Essa é a primeira etapa. Com o documento, o Deter terá que fazer os projetos executivos, entregá-los à Fatma para a sequência do processo. Além da LAP, há necessidade de mais duas licenças, uma para instalação e outra para a operação do terminal.

Há cerca de 20 anos, o falecido prefeito Sérgio Grando (Frente Popular) já imaginava a solução para o transporte marítimo na mesma região do CentroSul. Chegou a construir ali um trapiche, que ainda existe, mas está em ruínas.

Importante lembrar também o papel do ex-secretário de Planejamento de São José, Bernardo Meyer, hoje professor da UFSC, que articulou esse empreendimento durante quase dois anos. Em conversa comigo, ele me disse à época (2015) que o local ideal seria mesmo a área do CentroSul, pela facilidade de ligação com os bairros de São José (Campinas, Praia Comprida), Palhoça e Biguaçu.

Aliás, o transporte marítimo só será viável na Grande Florianópolis com a intervenção do Deter, por se tratar de transporte intermunicipal. Nenhum município pode implantar o sistema isoladamente, a não ser para viagens internas, como é o caso da rota para a Costa da Lagoa.

É necessário recordar também que o transporte marítimo é parte das alternativas para mobilidade levantadas pelo Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis), de responsabilidade da Suderf (Superintendência da Região Metropolitana de Florianópolis).

(Carlos Damião | Notícias do Dia Florianópolis, 12/06/2017)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *