RMC de Florianópolis inicia articulação para ampliar competitividade local e realizar captação de recursos
05/06/2017
Florianópolis recebe 1ª Conferência Estadual sobre Licenciamento Ambiental e Segurança Jurídica
05/06/2017

Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela será inaugurado em Florianópolis

Um trecho de 21 quilômetros que passa por quatro igrejas entre as praias de Canasvieiras e Ingleses, no Norte da Ilha, foi reconhecido oficialmente como o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela. Único na América Latina reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, o trajeto será oficialmente inaugurado no próximo dia 29. O trecho serve como uma forma de iniciação ao caminho espanhol e, para ganhar a compostela (documento que comprova a peregrinação), é necessário completar no mínimo 100 quilômetros de caminhada, que devem ser finalizados na Espanha.

A ideia de criar um caminho no Brasil surgiu de Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Viana Mansur, de São Paulo. Na Espanha, o caminho mais curto, de La Coruña até Santiago, não chega a completar os cem quilômetros exigidos. Por isso, em dezembro do ano passado a Catedral de Santiago de Compostela permitiu que outros países criassem trechos pequenos fora da Europa.

De acordo com o jornalista e escritor Fábio Farah, que representa a Catedral de Compostela junto à Arquidiocese de São Paulo, na idade média, quando as peregrinações começaram, não existiam cidades consagradas como pontos de partida. “Muitos peregrinos saíam da porta de casa e caminhavam até Santiago de Compostela. Hoje temos cidades consagradas como ponto de partida e poucos saem da porta de casa. O Caminho Brasileiro será, simbolicamente, uma forma de sair da porta de casa para percorrer o trajeto”, afirma.

Com a autorização da Catedral, Fábio e Mariana começaram a pesquisar lugares para o Caminho Brasileiro. Como La Coruña é uma cidade portuária, eles queriam uma cidade costeira para dar a ideia de continuidade ao caminho. “Além de ser uma cidade bela, Florianópolis é de fácil acesso para pessoas de vários países”, explica Fábio. A existência da Acacsc (Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela) também facilitou pela escolha por Florianópolis.

Sinalização e delimitações

Criada há 18 anos, a Acacsc reúne cerca de 300 associados que já fizeram ou têm interesse em percorrer o caminho espanhol. É de responsabilidade da associação delimitar exatamente o trajeto do Caminho Brasileiro, fazer as sinalizações do local, dar informações e vender as credenciais, documento espanhol que os peregrinos devem carimbar em diversos locais para comprovar os 100 quilômetros percorridos. O trecho brasileiro foi traçado pelo casal José Alves Pereira Filho e Maria Pesavento Pereira e por Ilson Clemente, membros da associação.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Florianópolis, 04/06/2017.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Nivaldo Santos Martins disse:

    Bom dia, gostaria de saber quando vai ter a missa para depois a caminhada da compostela na ilha, Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *