APA Baleia Franca realiza a oficina com o setor da Agricultura Familiar
27/06/2017
Transporte coletivo de Florianópolis e região terá paralisação na sexta-feira
28/06/2017

7ª edição da Certificação de Responsabilidade Social vai ser lançada nesta quarta

A Assembleia Legislativa e 12 organizações parceiras realizam, nesta quarta-feira (28), o lançamento da 7ª edição da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC. O evento, programado para as 15 horas, na Sala de Imprensa do Parlamento catarinense, marcará a abertura do período de inscrições no certame.

As empresas e organizações interessadas em participar do processo de certificação e concorrer ao troféu deverão acessar o Edital 2017 no site, no período de 28 de junho a 26 de setembro. Para concorrer é necessário preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos comprobatórios. Um pré-requisito no momento da inscrição é comprovar a publicação do Balanço Social da organização relativo ao ano de 2016.

A comissão interinstitucional responsável pela certificação promoveu alterações no edital do certame nesta 7ª edição, bem como no formulário de inscrição, com o objetivo de desburocratizar o processo e simplificar o preenchimento das informações. “O formulário de inscrição está mais enxuto e os itens perguntados e que devem ser informados pelas organizações são estritamente os que serão considerados para a nota da certificação”, explicou a presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, Karla Straioto Spessatto.

O Edital 2017 também incluiu modificações na descrição dos conteúdos mínimos que devem ser contemplados no balanço social da organização. As organizações devem ficar atentas a esses itens, pois indicam aquilo que a comissão julgadora realmente vai observar no documento. Karla acrescentou que o balanço social é a comprovação de que a responsabilidade social está incorporada à gestão da empresa.

Outra novidade é que este ano foi suprimida a necessidade de apresentação de licença ambiental de operação. Em contrapartida, as empresas precisarão declarar que atuam em conformidade com as legislações federal, estadual e municipal vigentes, e também em conformidade com as resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) 1/2006 e 13/2012, que tratam dos empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental.

A certificação

A Certificação de Responsabilidade Social é uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com 12 entidades e órgãos governamentais, que tem como objetivo reconhecer as organizações (empresas e entidades com fins não econômicos) com as melhores práticas socioambientais. Na 6ª edição, em 2016, 115 organizações participaram do certame e 93 conquistaram a certificação, sendo 53 entidades, 36 empresas privadas e 4 empresas públicas. O troféu foi concedido a 5 empresas e a 2 entidades.

Seminário

Além do evento de lançamento, no dia 10 de julho será realizado um seminário temático sobre o Edital 2017, voltado ao público interessado, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Nesta ocasião, os representantes das empresas e entidades que se fizerem presentes poderão esclarecer dúvidas quanto ao certame e compartilhar aprendizados sobre gestão em responsabilidade social.

Organizações que promovem a Certificação de Responsabilidade Social em 2017:

• Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc);

• Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede);

• Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC);

• Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc);

• Federação Catarinense dos Municípios (Fecam);

• Fundação do Meio Ambiente (Fatma);

• Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (FecomércioSC);

• Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);

• Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);

• Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);

• Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc);

• Observatório Social de São José (OSSJ); e

• Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

(Agência ALESC, 28/06/2017)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *