Prédio irregular construído no Campeche deverá ser demolido
31/05/2017
Capital é referência mundial na gastronomia
31/05/2017

Reunião debate alterações no projeto do contorno viário da Grande Florianópolis

A reunião mensal do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), realizada na última sexta-feira, discutiu as mudanças propostas pela Autopista Litoral Sul para o projeto do contorno viário da Grande Florianópolis.

Entidades e poder público defendem que proposta elaborada pela Autopista Litoral Sul em 2013 seja mantida, mas afirmam que será necessário incluir adequações técnicas ao documento

Participaram do encontro o deputado federal Esperidião Amin, o superintendente de Investimento da Autopista Litoral Sul, Marcelo Módulo, representantes das 40 entidades que fazem parte do Comdes e prefeitos da região metropolitana.

Amin reforçou que é fundamental que nenhuma mudança seja feita sem a aprovação do poder público e das entidades locais. “Estive reunido com o Jorge Bastos (presidente da ANTT) no início do mês e recebi a palavra de que não há decisão a esse respeito. Não aceitaremos modificações, a não ser que seja para melhor, na intersecção desta obra, sem respeito à representação local. Podemos nos reunir no Comdes, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) ou em outra ocasião, mas isso deve ocorrer”, ressaltou.

O Comdes e o deputado Esperidião Amin defenderam que seja mantido o projeto original, apresentado pela concessionária em 2013 e aprovado por instituições e gestores públicos na época, mas concordam que é necessário fazer pequenas adequações técnicas devido às mudanças ocorridas na região nos últimos quatro anos.

Segundo laudo elaborado pelo engenheiro Ricardo Saporiti, a pedido do Comdes, o estudo recente da Autopista prevê a intersecção da via de contorno no Km 219 da BR-101 e diversos pontos de convergência em formato de X entre as pistas, o que pode acarretar acidentes e congestionamentos  no local, principalmente na região de Palhoça.

“Somos 40 entidades e vamos lutar para que o plano aprovado por todos seja respeitado. Não aceitaremos que seja alterado desta forma”, afirma o coordenador do Comdes Jaime Ziliotto. O assunto deverá ser discutido novamente em reunião do Grupo da Mobilidade da Alesc, no próximo dia 21 de junho.

( Portal da Ilha, 30/05/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *