Projeto de lei quer proibir queima de fogos para proteger animais em Florianópolis
15/05/2017
Brasil Sabor reforça identidade cultural da gastronomia de SC
16/05/2017

FloripAmanhã formaliza a participação da PMF no Programa Adote uma Praça

IMG_20170511_102231944_HDR-670x376.jpg

Com essa medida foi instituído um Grupo de Trabalho na Prefeitura para fortalecer ações de revitalização de espaços públicos e foram adotados mais 11 locais

Está formalizada através do decreto municipal 17584/2017 a participação da prefeitura de Florianópolis no Programa Adote uma Praça, uma iniciativa da Associação FloripAmanhã em parceria com a Floram (Fundação Municipal de Meio Ambiente) que desde 2007 promove a adoção de espaços públicos como praças e canteiros. O decreto assinado pelo prefeito na quinta-feira (11/05) institui o Grupo de Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente da cidade, com a participação de técnicos das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Continente e Assuntos Metropolitanos, Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Segurança, que coordena o Grupo que tem ainda a participação voluntária de técnicos da Associação FloripAmanhã. Na solenidade de criação do Grupo também foram assinados os termos de adoção de onze espaços localizados em Coqueiros, Jurerê, Rio Tavares, Centro e Praia Brava.

“A prefeitura sempre era convidada e participava do Programa Adote uma Praça principalmente através da Floram, mas agora pela primeira vez o Programa está institucionalizado no poder público municipal, o que dá mais respaldo à esta iniciativa e agilidade nos processos de adoção e revitalização de praças e outros espaços urbanos públicos”, analisa o coordenador do GT de Revit da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho, um dos representantes da Associação no Grupo criado pela Prefeitura.

Uma das demandas iniciais do Grupo é realizar o cadastramento de todos os espaços públicos em Florianópolis. Segundo Matos Sobrinho, este levantamento já foi iniciado pela Floram e o Grupo vai atualizar e complementar as informações, possivelmente em parceria com universidades da capital e região. Inicialmente foram contabilizados 201 locais como praças, rótulas e canteiros, dos quais 107 já foram adotados pela iniciativa privada, incluindo os 11 novos termos de adoção assinados na quinta-feira (11/05) pela Prefeitura de Florianópolis e pelo setor privado na sala de atos do Mercado Público Municipal.

As empresas que se comprometeram a revitalizar os espaços (veja lista completa abaixo) e mantê-los são Magrass Estética, Associação da Praia Brava, Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação LTDA, Aloha Empreendimentos Imobiliários LTDA, Studio B Academia de Atividades Físicas LTDA e Casas da Água. Agora, assinados os termos de adoção, os adotantes já podem fazer as devidas intervenções conforme projetos aprovados pelos órgãos da Prefeitura e como contrapartida podem colocar placas no local adotado, em tamanho e quantidade especificada nos termos.

Para o prefeito Gean Loureiro, o apoio à retomada dos espaços públicos para a sociedade é fundamental. “Precisamos revitalizar esses locais para que possam ser ocupados novamente pelas famílias, oferecendo opções para a população e incentivando a prática de atividades ao ar livre. Iniciativas como essa já têm feito a diferença em nossa cidade e as experiências são positivas. É preciso lembrar que também contamos com o auxílio da sociedade na conservação desses lugares”.

Grupo de Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente

O grupo de trabalho irá propor e coordenar, por meio de serviço voluntário, a execução de ações planejadas para revitalização e manutenção de espaços públicos no município. Verificar as condições dos locais e os principais pontos que precisam de limpeza e manutenção, bem como aumentar as rondas para garantir a segurança estão entre as principais ações.

Segundo Maryanne Mattos, secretária de Segurança Pública e coordenadora da equipe, é grande a demanda referente ao abandono desses lugares, principalmente parques e praças. “Resolvemos criar um grupo composto por representantes de diversas secretarias do poder público para juntos fazermos ações integradas na solução dessa questão, que vem da sociedade”, explica.

Para adotar um espaço público, o munícipe pode entrar em contato com a Associação FloripAmanhã ou manifestar interesse no PRÓ-CIDADÃO, abrindo um processo para o pedido, ou ainda diretamente na Floram.

Lista de espaços urbanos adotados em 11 de maio:

Local: Parque infantil localizado na Avenida Desembargador Pedro Silva – Coqueiros
Adotante: F. S. K. LEHMKUHL ESTÉTICA – ME

Local: Praia Brava
– Terminal 1: Av. Tom Traugott Wilde
– Terminal 2: Rua Antônio Jorge Salum
– Terminal 3: Rua Sinésio Duarte
– Terminal 4: Rua Prof. Ari Kardec B. de Melhor
– Terminal 5: Av. Tom Traugott Wildi
– Trevo: Na confluência da Av. Tom Traugott Wildi e Epitácio Bittencourt
Adotante: Associação da Praia Brava – APBRAVA

Local: Praça da rotatória na Rua Desembargador Pedro Silva – Coqueiros
Adotante: Studio B Academia de Atividades Físicas LTDA

Local: Rod. Maurício Sirotsky Sobrinho – Jurerê
Adotante: Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação LTDA

Local: Canteiro Central, entre a Av. Pequeno Príncipe e a Rod. SC 405 – Rio Tavares
Adotante: Aloha Empreendimentos Imobiliários LTDA

Local: Lago das Bandeiras, cabeceira insular da ponte Pedro Ivo Campos – Centro
Adotante: Casas da Água Materiais para Construção

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *