Restrições para licenças gera polêmica entre pescadores artesanais
25/05/2017
Plano Diretor de Florianópolis é marcado por briga ideológica entre prefeitura e Sinduscon
25/05/2017

Plano Diretor de Florianópolis é uma novela sem fim

(Por Rafael Martini, Diário Catarinense, 25/05/2017)

O núcleo gestor formado por 40 representantes de entidades da Capital se reúne nesta quinta, mais uma vez, para tentar um acordo sobre os ajustes feitos ao anteprojeto do Plano Diretor de Florianópolis. O entendimento é considerado fundamental para avançar o trâmite, realizar as últimas audiências e encaminhar a proposta à Câmara no segundo semestre. A prefeitura corre contra o tempo, porque os prazos dados pela Justiça já venceram em abril e até mesmo multa já foi aplicada neste imbróglio judicial.

Mesmo que o encontro desta quinta pareça apenas mais um capítulo desta novela sem fim, enquanto Florianópolis se deteriora pela falta de planejamento ordenado, Ildo Rosa, superintendente do Ipuf, está otimista. Diz que pela primeira vez integrantes do núcleo gestor que sempre foram contrários às propostas do Executivo sinalizaram positivamente à definição das novas macrodiretrizes. São elas que norteiam todo o regramento do Plano Diretor que será aplicado à Capital.

Rosa, que também preside o núcleo, considera essencial essa conciliação interna. A partir daí, pretendem procurar novamente a Justiça Federal e o Ministério Público Federal com o projeto consensual.

Caso desatem este nó, será um senhor passo para superar a etapa das audiências públicas e revisões sem fim. Alias, foi o próprio Ildo Rosa, em 2006, que comandou o início do Plano Diretor em vigor à época. Passados 11 anos, mais de 2 mil reuniões e inúmeras decisões judiciais, o fato é que até agora Florianópolis anda engatinha no quesito planejamento sustentável. O crescimento desordenado e os problemas ambientas só aumentaram neste período. Está na hora de colocar eventuais interesses de lado e pensar no futuro da cidade. Ou daqui a pouco será tarde demais.

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *