Ponte Hercílio Luz completa 91 anos neste sábado
15/05/2017
Justiça Federal afasta multa contra prefeito de Florianópolis por descumprir Plano Diretor
15/05/2017

Pescadores de Florianópolis e Palhoça capturam milhares de tainhas neste domingo

O vento sudoeste, com pequena variação de sul, que soprou quase imperceptível no fim de semana não falhou nas previsões dos mais experientes, como do vigia de pesca Amilton Manoel Raimundo de Souto, 47, da praia da Lagoinha, no Norte da Ilha, que estava na praia cedinho neste domingo (14) crente de que elas viriam. “Por volta das 9h30 nós vimos o cardume, era um cardume grande, cerca de 10 mil peixes, mas ele se dividiu em três e cercamos apenas parte dele”, contou Amilton à reportagem do ND.

O resultado, contabilizado já próximo do meio-dia, foi um lanço de 1.245 peixes. Por volta do mesmo horário, na praia da Pinheira, outro lanço este com 2.842, ocorreu na Pinheira, em Palhoça. Também foi registrada captura na Guarda do Embaú, 1.200 peixes, Pântano do Sul (200), e no Campeche (720), onde o pescado acabou apreendido por irregularidades no tipo de licença da embarcação.

O fim de semana registrou os primeiros grandes lanços do pescado na região desde o início da safra para a pesca de arrasto de praia, aberto desde o dia 1º de maio. E as previsões, segundo Amilton, o mais antigo vigia da praia da Lagoinha, são boas: “Amanhã estarei cedinho, lá pras 4h30, 5h, na praia porque a previsão é de mais tainha”, disparou animado.

Para Ivan Lucas, morador da Pinheira e dono de uma peixaria, o tempo favorável que trouxe o peixe para a costa é bom sinal para a safra, mas alerta que a partir da próxima semana, com a liberação da pesca embarcada, a captura ficará mais disputada.

“Esse primeiro foi bom, mas sabemos que para a safra ser boa ainda dependemos muito do vento sul. Nós sempre mantemos contato com os pescadores do Farol de Santa Marta para ir monitorando, e por lá ainda não pegaram nada”, avisa Ivan Lucas.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 14/05/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *