Clipping

Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis discute obras do Contorno Viário




[Por  Portal da Ilha , 08/05/2017]

O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), por meio de seu grupo gestor, acompanhará, a partir da próxima semana, o andamento do projeto que define o marco regulatório das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para projetos de infraestrutura na região.

Enviada para análise pelos deputados estaduais no final de novembro, a regulamentação das PPPs está nas comissões da Assembléia Legislativa. “Só conseguiremos construir obras estruturais para a Grande  Florianopolis por meio dessas parcerias. Essa proposta deve ser aprovada o quanto antes para que os investimentos sejam agilizados”, afirma o coordenador do Comdes, Jaime Ziliotto.

Outra preocupação das 40 entidades que formam o Comdes é a mudança no projeto do contorno viário da Grande Florianópolis. Um novo traçado elaborado pela Autopista Litoral Sul prevê a intersecção da via de contorno no Km 219 da BR 101.

A pedido do Comdes, o engenheiro Ricardo Saporiti analisou as mudanças e concluiu que a nova proposta, que muda traçado apresentado em 2013 pela própria empresa, prevê vários pontos de convergência em X entre as pistas, o que pode acarretar acidentes e congestionamentos. Além disso, determina a construção de uma ponte sobre o rio Aririú de Baixo e obras extras que vão atrasar a finalização dos serviços, que deveriam ter ficados prontos em 2012.

Jaime Ziliotto disse que o Comdes encomendou esse laudo técnico justamente para tentar evitar que essas mudanças ocorram no projeto do anel rodoviário. “Uma cópia do documento já foi encaminhada ao prefeito Camilo Martins, que estava preocupado com o trânsito e a segurança dos motoristas devido às modificações. Ele pretende discutir a questão em Brasília nos próximos dias”, concluiu o coordenador. Participaram ainda do encontro representantes de entidades civis e de classe que compõem o colegiado.

 



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.