Clipping

Conselho de Inovação realiza primeira reunião de 2017




Os membros do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis, instituído em abril deste ano, se reuniram nesta sexta-feira(12) para a eleição dos 1º e 2º vice-presidentes e dos 1º e 2º secretários. Também foram escolhidos os três não integrantes do Poder Público Municipal que irão integrar o Comitê Gestor do Fundo Municipal de Inovação e do Programa de Incentivo Fiscal à Inovação. O secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires é o presidente do órgão.

O órgão, fiscalizador e consultivo, tem em sua composição representantes dos poderes municipal e estadual, das instituições de ensino com sede no município, entidades e associações que tenham relação com a sua área de atuação. O mandato dos membros ligados à administração municipal no Conselho será de três anos.

 

O CMI possibilita à comunidade ligada ao setor a participação direta nas ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do município. Entre as funções do órgão está a fiscalização do uso dos recursos do Fundo Municipal de Inovação e do Plano Municipal de Inovação. A capital catarinense destaca-se nacional e internacionalmente como polo de empresas ligadas à tecnologia e inovação, já tendo sido comparada as Vale do Silício.

 

Sobre a Lei Municipal de Inovação

A Lei Complementar nº. 432/2012 institui instrumentos de apoio e estímulo ao desenvolvimento do polo tecnológico, da indústria do conhecimento e dos empreendimentos inovadores de Florianópolis. Entre as principais ferramentas da Lei para estimular o desenvolvimento do município estão o Fundo Municipal de Inovação e o Programa de Incentivo à Inovação. A Lei Municipal de Inovação prevê também a instituição de instrumentos como o Sistema e o Conselho Municipal de Inovação, os Arranjos Promotores da Inovação, a Rede de Escritórios de Projetos de Inovação, o Plano de Sustentabilidade e o Plano de Inovação do Executivo Municipal.

Composição do Conselho de Inovação

- sete representantes do Poder Público Municipal designados por meio de decreto do Prefeito Municipal, dentre os quais o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, que será o Presidente do Conselho;

- seis representantes das instituições de ensino superior, tecnológico e profissionalizante estabelecidas no Município;

- dez representantes das associações, entidades representativas de categoria econômica ou profissional, agentes de fomento, instituições públicas e privadas, que atuem em prol da Ciência, Tecnologia e Inovação domiciliadas no município de Florianópolis;

- quatro representantes de parques tecnológicos e de inovação e as incubadoras de empresas inovadoras de Florianópolis;

- oito representantes de Arranjos Promotores de Inovação reconhecidos pelo Conselho Municipal de Inovação;

- um representante do Governo do Estado de Santa Catarina.

Passam a integrar a diretoria do Conselho Municipal de Inovação

 

1º vice-presidente: Marcus Rocha ( Superintendência de Ciências e Tecnologia/PMF)

2ª vice-presidente: Dalva Magro (UDESC)

1º Secretário: David Canobra (Estácio de Sá)

2º Secretário: Raul Valentim da Silva (FEESC)

Representantes no Comitê Gestor do Fundo Municipal de Inovação

Segmento não Governamental:

 

Silvio Kotujansky ( Midi Tecnológico)

Fernanda Lucch (ACIF)

Tony Chierighni (CELTA)

(Prefeitura de Florianópolis, 12/05/2017)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.