Audiência final do Plano Diretor de Florianópolis é agendada
02/05/2017
Justiça proíbe construção em terreno onde foi derrubado último rancho de pescadores de Jurerê 
02/05/2017

Aberta a temporada de pesca da tainha em Florianópolis

A pesca artesanal da tainha foi liberada oficialmente nesta segunda-feira, 1º de maio, para arrasto de beira de praia embarcações não motorizadas. Como tradicionalmente acontece, uma missa com procissão, realizada no Rancho de Pesca Cultural, no Campeche, marcou a abertura oficial da safra do pescado em Florianópolis. Neste ano, a pesca está liberada até o dia 31 de dezembro.

A pesca motorizada para as modalidades de captura por meio de emalhe costeiro e anilhas estarão liberadas a partir de 15 de maio. Já pesca industrial, para embarcações com capacidade acima de 10 toneladas só será liberada a partir de 1º de junho.

O prefeito Gean Loureiro destacou a importância das licenças e do sistema que prevê que pescadores artesanais comecem a pescar antes. “Desse jeito a competição se torna justa e mantém a tradição da ilha, dos ranchos e olheiros”, afirma.

O carpinteiro João Onofre Fernandes, 78, costuma acompanhar a abertura da safra da tainha. Incentivado pelo pai, ele pescava desde os sete anos, mas parou aos 22. Mesmo assim, atualmente, a maioria de seus parentes e amigos são pescadores. “A pescaria é algo que fica entranhado na gente”, comenta.

A missa e a procissão são coordenadas pelo pescador Getúlio Manoel Inácio, de 66 anos. Ele conta que, ao longo dos 12 últimos anos, a frequência de pessoas foi aumentando no evento religioso, aproximando também a relação entre pescadores e autoridades. “O importante é realizar uma pesca pacífica e com segurança”, ressalta. Ele disse que ainda não teve lanços na região nesta manhã, mas está ansioso para começar a pescar. “Estamos torcendo para o cardume aparecer”.

Pedro Aparício Inácio, sobrinho do Getúlio, disse que a expectativa dos pescadores é de superar a safra do ano passado, quando foram capturadas cerca de 15 mil toneladas de tainhas em todo o Estado. Ansioso para jogar as primeiras tarrafas no mar, Pedro conta que aprendeu a pescar na infância com menos de 10 anos quando ia ajudar o pai, também pescador. “Hoje em dia está mais difícil por causa do turismo. Antes nós colocávamos vários espinhais na praia e hoje é complicado porque há muitas pessoas nadando e surfando”.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 01/05/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *