Prefeitura realiza avaliação do Verão 2017 em Florianópolis
25/04/2017
Comissão especial para identificar e cobrar grandes devedores é criada em Florianópolis
25/04/2017

Projeto para monitorar políticas públicas, Rede Cidadão é lançada em Florianópolis

A Rede de Monitoramento Cidadão foi lançada na noite desta segunda-feira (24), na Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), uma iniciativa do programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, Baobá – Práticas Sustentáveis como agência executora e diversas entidades de Florianópolis como estruturantes, entre elas o Grupo RIC.

Durante o evento foi explicada a atuação da rede e a importância da sociedade para melhorar o desenvolvimento de Florianópolis de forma consciente e sustentável, monitorando áreas como segurança, energia, mobilidade, competitividade da economia, desigualdade urbana e uso do solo.

Segundo Fernando Penedo, da Baobá, o grupo de trabalho formado pela sociedade civil deve pegar os indicadores e confrontar com os dados dos órgãos públicos, a fim de monitorar se as políticas públicas estão sendo bem aplicadas. Penedo diz que foi investido R$ 2 milhões entre as cinco cidades brasileiras envolvidas no projeto – Florianópolis, Palmas, João Pessoa, Goiânia e Vitória.

“Depois, o próprio grupo pode se financiar, assim como toda a sociedade. O critério de escolha foi pegar cidades que estão em crescimento acelerado de população, com uma economia bem aquecida, a fim de trabalhar para que esse crescimento seja com qualidade e sustentável”, disse.

A Rede de Monitoramento será acompanhada pela Baobá até dezembro deste ano, e depois deve seguir o trabalho independente. Penedo disse ainda as outras cidades também estão sendo piloto da rede e que tiveram lançamento recente, assim como a capital catarinense. Conforme Penedo, em agosto será lançada a interface de um aplicativo, no qual a sociedade poderá escolher os temas para acompanhar; em setembro deve ser lançada a plataforma dos indicadores; e em novembro apresentada a pesquisa de opinião pública.

Para o prefeito Gean Loureiro (PMDB), a rede é mais uma ferramenta de apoio à prefeitura. “Estaremos à disposição para juntos fazer esse controle social positivo”, afirmou.

( Notícias do Dia Florianópolis, 24/04/2017)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *