Casan em ação
26/04/2017
Líderes mundiais da água vão se reunir no mês de junho em Florianópolis
27/04/2017

Municípios da Grande Florianópolis definem plano conjunto de mobilidade urbana

Os municípios da Grande Florianópolis terão um sistema único de transporte intermunicipal, que deve começar a ser implantado a partir de 2018. O projeto inclui aquisição de novas frotas, ampliação de terminais e até a construção de uma faixa exclusiva de ônibus na Via Expressa da Capital e na e BR-101. O ponto de partida é o processo licitatório que começa ainda esse ano. Os estudos realizados com apoio do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da Fecam (Federação Catarinenses de Municípios) foram apresentados essa semana aos prefeitos de Palhoça, Camilo Martins (PSD), de Biguaçu, Ramon Wollinger (PSD) e à presidente da Fecam e prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD).

“É o caminho a seguir em curto prazo. Temos pensado na questão tarifária, trabalhando a possibilidade de redução, porém mantendo e melhorando a qualidade do transporte. Colocar uma frota com ar-condicionado, de piso baixo, priorizando a energia limpa, hidrelétrica, hidráulica e buscando avaliação e desempenho do concessionário”, aponta o coordenador do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Werner Kraus Júnior.

O projeto desenvolvido tem suas diretrizes baseadas no Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis). Ele prevê a ligação de forma efetiva dos municípios, desde Águas Mornas até Governador Celso Ramos, utilizando estações, vias para BRT e integrando com os sistemas já existentes nas cidades, que também receberão investimentos. Esse trecho, atualmente, contaria com mais de 150 mil viagens por mês. “Agora é concluir a montagem da licitação seguindo o cronograma estipulado e levar o projeto ao conhecimento dos usuários. É necessário debater, ouvir sugestões e questionamentos”, complementa Werner.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 26/04/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *