Parque do Rio Vermelho terá espaço com exposição das principais espécies marinhas do Litoral Catarinense
05/04/2017
Chuva constante acende alerta para combate ao Aedes aegypti em Florianópolis
05/04/2017

Com prazo adiado para novembro, obra da nova ponte da Barra da Lagoa é retomada

A reforma da ponte da Barra da Lagoa foi oficialmente retomada. Parada desde novembro de 2015, a obra voltou a ser realizada segunda-feira (3), quando foi dada continuidade à construção das armações da nova estrutura. Segundo o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), a previsão é que a ponte esteja finalizada em novembro de 2017 – o prazo original era outubro, mas no Portal da Transparência do governo do Estado a data prevista é 14 de julho.

Após o trabalho nas armações, a nova obra passará pelas etapas de sinalização e fundação. A empresa BTN Construtora, de Joinville, trabalha na estrutura, que tem 50 metros de extensão e seis metros de altura. Equipes trabalham no local, na SC-406, das 8h às 12h e das 14h às 18h30, de segunda a sexta. Os trabalhos no canteiro de obras, que fica distante do local, são realizados desde fevereiro.

>> Comunidade aguarda conclusão da ponte da Barra da Lagoa, em Florianópolis

Durante o avanço das obras, o trânsito no local passará por mudanças. Ainda sem previsão, o tráfego de veículos deverá seguir no sentido bairro-Centro na nova ponte e no sentido Centro-bairro na antiga. A mudança de fluxo depende do andamento dos trabalhos e busca minimizar o impacto do trânsito na Lagoa, de acordo com o Deinfra.

Apesar do medo da comunidade de que a ponte antiga desabe a qualquer momento, a demolição da estrutura velha, conforme o Deinfra, será feita apenas quando o trânsito na nova estiver funcionando integralmente. A passagem de pedestres e ciclistas na nova ponte também só deverá ocorrer quando a obra for concluída.

Como explicou o diretor de operação do Deinfra, Delbi Canarin, em fevereiro, o pedido de um estudo ambiental prejudicou o andamento da obra. Entre os motivos da paralisação estavam o fato de que o projeto não previa um acesso seguro para quem seguia em direção à comunidade da Fortaleza da Barra, além da temporada de verão 2015-2016.

Com investimento inicial de R$ 3 milhões, por meio de parceria entre o Governo do Estado e empresários da região, a obra na rodovia Jornalista Manoel de Menezes contou com um aditivo do Deinfra de R$ 400 mil, em 2016.

(Notícias do Dia Florianópolis. 04/04/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *