SPU cometeu erros ao demarcar terrenos de marinha
03/03/2017
Balanço aponta queda no turismo em Santa Catarina
03/03/2017

Sentença confirma liberação para Uber atuar em Florianópolis três meses após liminar

O serviço do aplicativo Uber recebeu a sentença que confirma a liberação para atuar livremente em Florianópolis, após cinco meses de operação na cidade. Em uma liminar deferida nesta quinta-feira (2) pela 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, o juiz Hélio do Valle Pereira permitiu o funcionamento do aplicativo e a livre concorrência com taxistas. Conforme a liminar concedida em dezembro, as naturezas dos serviços prestados pelo Uber e por táxis e transportes individuais particulares são diferentes.

A decisão ainda impede que a Secretaria de Mobilidade Urbana da Capital pratique “atos que restrinjam ou impossibilitem o desempenho da atividade” do aplicativo em Florianópolis. O Uber “tem o direito de atuar no mercado sem nenhum tipo de constrangimento”, definiu o juiz, que reforçou a liberdade garantida pela Constituição quanto à atividade econômica desempenhada pelo serviço.

A atuação do Uber, conforme o magistrado, é exercida no plano individual e não tem nenhuma restrição legal, tanto a nível constitucional como pelas Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Conforme o documento, o serviço prestado pelo Uber corresponde a um meio econômico eminentemente particular e que “consistiria na aproximação de motoristas e passageiros por meio de um aplicativo para smartphones […]”.

“O Estado […] não tem o direito de prejudicar as pessoas. Se eu posso e quero me servir do Uber tenho o direito de fazê-lo. Posso optar entre táxi e Uber, entre táxi e outro aplicativo, entre Uber e sistema assemelhado.

Leia na integra em Notícias do Dia Florianópolis, 02/03/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *