Aniversário: Florianópolis ganha mais dois espaços de lazer
27/03/2017
Responsável pelo abastecimento da Grande Florianópolis, rio Cubatão do Sul é o retrato da poluição
27/03/2017

Quase 70% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense

O relatório das condições das praias em Santa Catarina, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), nesta sexta-feira, 24, aponta que dos 214 pontos analisados, 146 (68,2%) estão próprios para banho. As coletas para a elaboração do 16º relatório de balneabilidade da temporada foram realizadas entre os dias 20 e 24 de março. As informações estão disponíveis no www.fatma.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android, ou aqui.

Em Florianópolis, dos 75 pontos monitorados, 49 (65,3%) estão próprios para banho. No restante do litoral, dos 139 locais monitorados, 97 (69,8%) estão aptos para os banhistas. No total, 17 pontos passaram a ser impróprios e outros quatro mudaram a condição para próprio. “A chuva desta semana contribuiu para uma queda no número de pontos próprios, se comparado com o relatório da semana passada. Antes de mergulhar, indicamos que o banhista consulte o histórico daquele ponto. Em uma mesma praia, pode haver diversos locais aptos para banho”, informa o técnico do Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

Como é feito

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. O programa da Fatma é um dos mais completos do Brasil e executado há 40 anos.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

 

(Fatma, 24/03/2017)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *