Ministro dos transportes confirma leilão do aeroporto Hercílio Luz para 16 de março em Florianópolis
02/03/2017
Terrenos de marinha
02/03/2017

Obra de recuperação das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles segue indefinida

(Por Rafael Martini, Diário Catarinense, 02/03/2017)

O prazo de 120 dias fixado pela Justiça para o início das obras de recuperação das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles venceu na primeira quinzena de janeiro, mas até agora não existe nem sequer previsão sobre data para os trabalhos realmente começarem.

O governo do Estado licitou no ano passado e uma empreiteira paranaense venceu o edital por R$ 29 milhões para executar as obras. A justificativa da Secretaria de Infraestrutura para atual demora está no imbróglio para a contratação de outra empresa, que será responsável exclusivamente pela fiscalização e supervisão dos trabalhos.

A  segunda colocada contestou o resultado do edital e ingressou na Justiça. O TCE também já havia determinado a suspensão da licitação no ano passado por entender que a modalidade de pregão presencial, utilizada pelo Deinfra para a supervisão das obras, estava equivocada.

O fato é que, apesar da atuação do Ministério Público cobrando insistentemente uma solução definitiva, a novela se arrasta há pelo menos seis anos e segue indefinida.

A Colombo Salles (1975) e Pedro Ivo (1991) são as únicas ligações entre o continente e a Ilha em operação. Um relatório encaminhado pelo próprio Deinfra ao MP em janeiro de 2015 já apontava a necessidade urgente de intervenção na estrutura das pontes. O estudo dividido em oito volumes, com 162 páginas, traz um detalhamento inclusive com imagens subaquáticas.

Um dos tópicos alerta para a deterioração estrutural, colocando em risco os milhares de usuários. Pelo menos 180 mil veículos passam diariamente pelas pontes, que nunca receberam manutenção adequada.

Deputado Luiz Fernando Vampiro acabou de assumir a Secretaria de Infraestrutura e diz que o assunto é tratado como prioridade. O dinheiro, garante, está alocado e a empresa para os trabalhos de recuperação pronta para começar. Mas é preciso aguardar a definição judicial sobre quem irá supervisionar a obra com duração de 36 meses.

Enquanto isso

Prefeito Gean Loureiro reúne-se nesta quinta à tarde com secretário Luiz Fernando Vampiro para discutir a montagem da equipe que irá definir as melhorias necessárias nas vias de acesso da ponte Hercílio Luz. Assim que for  liberada, a ponte deve receber até 20% do tráfego entre Ilha e continente.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *