Sem camelôs no centro da Capital 
07/02/2017
Iniciativa privada colabora com coleta exclusiva de vidro na Capital
08/02/2017

Terreno da prefeitura de Florianópolis é invadido por dezenas de famílias

Um terreno da prefeitura de Florianópolis, onde seriam construídos condomínios populares, foi invadido por dezenas de famílias. O terreno fica na entrada da praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, ao lado de uma estação de tratamento da Casan.

De acordo com moradores da região, os barracos começaram a ser construídos há duas semanas e agora cerca de 30 famílias já ocupam o local. A prefeitura foi surpreendida pela velocidade em que a invasão ocorreu.

Para impedir que a ocupação irregular aumente ainda mais e que inviabilize, inclusive, o projeto para a construção de condomínios populares naquele terreno, a prefeitura vai entrar ainda essa semana na Justiça com um pedido de reintegração de posse da área.

“Para que não haja nenhum problema jurídico para o município e para que as pessoas compreendam que aquela área tem um outro destino”, disse o secretário de Habitação, Luiz Américo Medeiros.

A equipe da RBS TV conversou com algumas pessoas que estão ocupando o terreno, mas elas não quiseram gravar entrevista. Elas contaram que quase todas as famílias que estão invadindo o local saíram da favela do Siri por causa da guerra entre traficantes rivais.

Ainda de acordo com as informações, as famílias sabem que o terreno pertence à prefeitura e que seria usado para a construção de condomínios populares justamente para retirar as ocupações irregulares na favela do Siri, mas essa invasão compromete o projeto.

“Se essa ocupação permanecer, o projeto está inviabilizado, o que a gente sonhava em resolver em parte da comunidade do Siri, já estaria perdido também”, disse o secretário.

Condomínios populares

Sobre o projeto para a construção dos condomínios populares neste terreno, o secretário disse que a prefeitura está começando tudo do zero porque a gestão passada perdeu prazos e a verba não foi liberada pela Caixa Econômica Federal.

“Existe um projeto, esse projeto a Caixa tinha aprovado, mas fez algumas exigências, para a prefeitura e essas exigências não foram cumpridas. Então, com isso, perdeu-se o prazo da execução do projeto. Nós estamos voltando à Caixa com o projeto reavaliado para que a mesma avalie e dê o parecer favorável”, concluiu.

(G1  Santa Catarina, 06/02/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *