A Ponte Hercílio Luz é igual a nós: enverga, mas não quebra
14/02/2017
MPSC ajuíza ação contra alterações ao Código Estadual do Meio Ambiente
14/02/2017

Sucesso da operação na ponte Hercílio Luz neste domingo emociona engenheiro responsável

(Por Rafael Martini, Diário Catarinense, 13/02/2017)

O engenheiro Wenceslau Diotallévy, responsável técnico pela obra de restauração da ponte Hercílio Luz, despertou neste domingo por volta do meio-dia com um telefonema da mãe, dona Waldíria Borini Diotallévy, 84 anos. Queria parabenizá-lo pelo sucesso da primeira etapa de transferência de carga, realizada na madrugada de domingo.

“Ela disse que meu pai, falecido há 20 dias, estava muito orgulhoso e olhando por mim lá de cima”, relatou à coluna, com voz embargada. A conversa entre ambos terminou com um “Deus te abençoe, meu filho”.

Foi mais um momento de forte emoção para o engenheiro que só tinha conseguido dormir quando era de manhã. Passou a noite em claro coordenando a primeira etapa de transferência da carga na ponte Hercílio Luz. Por volta das 3h30min, quando a elevação de 10 centímetros foi concluída com sucesso, Wenceslau entrou na sala de situação montada na cabeceira continental e não conteve as lágrimas ao ser aplaudido (foto). Lembrou do pai, Alceu Diotallévy, seu maior incentivador na restauração da ponte. Seu Alceu, funcionário público aposentado, tinha a mesma idade da ponte, prestes a completar 91 anos.

“Ano passado ele e meu sogro, também de 90 anos, me acompanharam na assinatura do contrato da Teixeira Duarte com o governo do Estado”, relatou Wenceslau.

A primeira etapa da elevação utilizou 26 macacos hidráulicos, de um total de 54 instalados, e movimentou cerca de 20% da carga. A transferência total será feita até agosto, com a elevação de mais 40 centímetros. Agora, um monitoramento é feito de hora em hora para medir a pressão e movimento da ponte sobre os macacos, além da variação térmica, que também influencia na dilatação das estruturas.

O governador Raimundo Colombo, que acompanhou até a meia noite a intensa movimentação de técnicos, também não escondia a alegria com o ritmo e o resultado dos trabalhos, mesmo com a chuvarada liberada por São Pedro.

“Nunca tínhamos ido tão longe e nunca estivemos tão perto de devolver a Hercílio Luz aos catarinenses”, disse Colombo.

Aliás

Até os que questionavam a destinação de R$ 260 milhões para uma obra desta magnitude, com dispensa de licitação, convenceram-se de que finalmente existe uma perspectiva real de reabertura da ponte após três décadas e com mais transparência na prestação de contas.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *