Ônibus movido a energia solar começa a transitar em Florianópolis a partir de março
13/02/2017
Servidores municipais de Florianópolis permanecem em greve e nova reunião acontece às 10h desta segunda
13/02/2017

Ponte Hercílio Luz está apoiada parcialmente sobre a estrutura provisória

Após duas paralisações e momentos de tensão, por causa da chuva e do vento, a transferência de 20% da carga do vão central da ponte Hercílio Luz foi concluída com sucesso e terminou perto das 3h30, na madrugada de domingo (12), em Florianópolis. Agora, o vão central deixou de ser pênsil para ficar apoiado parcialmente. Muito emocionado, o engenheiro fiscal responsável pela obra de reabilitação, Wenceslau Diotallevy, comemorou a conclusão desta etapa com lágrimas. O governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD), e o prefeito da Capital, Gean Loureiro (PMDB), acompanharam o começo dos trabalhos na noite chuvosa de sábado.

Relembre o tempo real da operação

O vão central pesa 4.400 toneladas e 880 toneladas passaram a ser sustentadas pela estrutura provisória. Com a transferência, a ponte subiu 10 centímetros com o auxílio de 26 macacos hidráulicos, que foram colocados em duas etapas nos 54 pontos de apoio. “A primeira paralisação aconteceu por causa da chuva, porque não havia como enxergar os manômetros (aparelhos para medir a pressão). A outra foi pelo vento. As rajadas poderiam deslocar a estrutura e colocou a operação em risco. Foi um momento tenso, mas tudo terminou bem”, comemora.

Segundo o relatório do plano de contingência, a modificação estrutural poderia provocar reações diferentes na estrutura da viga de rigidez do vão central, que funciona desde 1926 da mesma forma, além de deslocamentos longitudinais das torres principais. Aos 90 anos, a ponte passou pela primeira prova de fogo. Agora, a empresa portuguesa Teixeira Duarte vai colocar 38 torres sobre a ponte, sendo 26 sobre o vão central.

Ao mesmo tempo em que as torres serão colocadas, a empresa fará o reforço das bases de sustentação das rampas de acesso na Ilha e no Continente. Durante os meses de julho e agosto, a ponte será elevada mais 40 centímetros. “A próxima transferência de carga será com 54 macacos controlados por uma central computadorizada. O processo vai levar dias, porque levantaremos os poucos e faremos a verificação da estrutura”, explica o engenheiro português José Luiz Silva, da empresa Teixeira Duarte.

Para a realização desta operação, que envolveu mais de 200 pessoas – entre operários e pessoas do plano de contingência, o trânsito precisou ser fechado em 10 pontos na Ilha e cinco no Continente, das 22h, de sábado (11), até as 3h30min, de domingo (12). A ponte está totalmente interditada desde 1991.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 12/02/2017.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *