Um documento impactante sobre o futuro de Florianópolis
16/02/2017
Floripa e o amanhã
17/02/2017

Comunidade aguarda conclusão da ponte da Barra da Lagoa, em Florianópolis

Parada desde novembro de 2015, a obra de conclusão da ponte da Barra da Lagoa, em Florianópolis, deve recomeçar nos próximos dias. A obra na SC-406 foi paralisada porque não previa um acesso seguro para quem seguia em direção a comunidade da Fortaleza da Barra e por causa da temporada de verão. Em 2014, o MPF (Ministério Público Federal) cobrou judicialmente do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) o estudo de impacto ambiental da obra, mas, segundo o diretor de operações Delbi Canarin, a Justiça indeferiu a solicitação. O processo segue em segredo de Justiça. De acordo com o engenheiro fiscal do Deinfra Wenceslau Diotallevy, os operários da empresa contratada já estão trabalhando no canteiro de obras, que fica distante do local da ponte.

O líder comunitário Gilson Manoel Bittencourt aguarda uma nova reunião com os engenheiros do Deinfra. “Nossa prioridade é garantir a segurança para quem acessa as ruas Rafael Linhares e Laurindo José de Souza. São cerca de 330 famílias que precisam deste acesso. A vontade da comunidade é que os veículos da Fortaleza passem sob a estrutura e sigam rumo ao centro”, informa.

Inicialmente, a atual ponte seria reformada pelo departamento, mas a comunidade pediu a construção de uma nova estrutura que possibilitasse a passagem de barcos pesqueiros e de embarcações turísticas sob o vão. A nova ponte terá 50 metros de extensão e seis metros de altura, além da passagem para pedestre e ciclovia.

O pescador Adir Rodrigues, 49, lamenta o descaso com o dinheiro público. Morador da Fortaleza da Barra, ele acredita que a ponte virou um mirante durante o dia e local para o consumo de bebidas alcoólicas e drogas no período noturno. “É só passar durante à noite que você encontra dezenas de garrafas de cerveja e pessoas consumindo drogas. Sem falar no material que está sendo corroído com o tempo. Existe um boato na comunidade que iriam desmontar a ponte”, afirma.

A obra na rodovia jornalista Manoel de Menezes teve um investimento inicial de R$ 3 milhões por meio de parceria entre o Governo do Estado e empresários da região. Em 2016, o Deinfra precisou fazer um aditivo de mais R$ 400 mil.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 16/02/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *