Florianópolis e a possibilidade de cobrança da Taxa de Preservação Ambiental
21/02/2017
Confraria Cidade UNESCO da Gastronomia vai participar da reformulação do Serviço de Inspeção Municipal
21/02/2017

Cocreation Lab recebe 15 novos projetos neste semestre

Centro-Sapiens1-300x134.jpg

A Economia Criativa, além de ser um dos setores de maior crescimento no Brasil, também é um movimento de transformação social que tem como protagonismo a tecnologia, inovação culturalidade e a juventude.

Unindo essa tendência mundial ao potencial criativo da cidade de Florianópolis, o Centro Sapiens lançou o Cocreation Lab, uma pré-incubadora de ideias, que recebeu a sua segunda turma no mês de janeiro, no Mezanino do Museu da Escola Catarinense.

A FloripAmanhã é uma das entidades que apoia o projeto e faz parte do Grupo Gestor do Centro Sapiens. Mais do que um espaço coworking gratuito, o Cocreation Lab oferece workshops, palestras e outros benefícios para suas equipes incubadas. Assim, no último edital foram selecionados 15 projetos inovadores nas áreas de tecnologia, gastronomia, turismo, artes e design.

O Centro Sapiens dará apoio por até 1 ano aos selecionados por meio de mentorias, palestras sobre inovação, branding e marketing, além de oficinas de naming, análise de mercado e modelo de negócio, entre outras atividades. Dez projetos já usufruíram do Cocreation Lab em 2016. Os beneficiados também terão acesso a um pacote da Amazon Web Service, fruto de uma parceria com a empresa Amazon. Já o espaço físico no Museu da Escola Catarinense, parceria com a UDESC, foi mobiliado pela Bortolini Móveis. Diversas instituições fazem parte Grupo Gestor da iniciativa, entre elas, o Sebrae Santa Catarina, a CDL Florianópolis, IF-SC, UDESC, UFSC, Estácio, Senai Santa Catarina e FloripAmanhã.

Veja depoimentos de alguns dos primeiros incubados:

Centro Sapiens

O Centro Sapiens é um projeto de desenvolvimento tecnológico territorial voltado à promoção da Economia Criativa – com foco nos setores de grande potencialidade na cidade de Florianópolis. Inserido na região leste do Centro Histórico, local caracterizado por alto potencial de comércio e boêmia, mas que vem ao longo dos anos sofrendo com o abandono e a degradação de prédios históricos.

É um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina e está vinculado ao Sapiens Parque, parque de inovação localizado no norte da Ilha. O espaço destinado à Economia Criativa pretende criar um cenário que propicie o desenvolvimento de empreendimentos através de diversas ações, no modelo de desenvolvimento que já foi sucesso em cidades como Barcelona (@22), Medellín (Ruta N) e Londres (Bairro do Soho).

Mais sobre os novos projetos do Cocreation Lab

Ecoexperiências – o centro histórico como elo do turismo na cidade Colaborar com guias de turismo e condutores culturais para elaborar roteiros e projetos turísticos inovadores.

GT BIM – Propõe uma arquitetura mais eficiente energeticamente e conectada com a medida dos edifícios.

Integração entre Música e Tecnologia através de Pedais de Efeitos de Áudio Projetar e construir pedais de efeito de áudio de qualidade e com preço acessível ao público, integrando engenharia, música e design.

Hexball – Soluções em tecnologia para treinamento esportivo Desenvolver produtos para futebol que auxiliem a comissão técnica no planejamento das atividades, monitoramento dos esportistas e aprimoramento das suas habilidades.

IBEX – Cyber Physical Systems Desenvolver uma plataforma para monitoramento de energia e automação residencial.

Projeto Barco Autônomo Projetar uma embarcação não-tripulada controlada remotamente a serviço de órgãos de fiscalização ambiental, institutos de pesquisa, universidades e empresas no ramo marítimo.

Walk n’ Talk – Turismo Cultural e Idiomas Aproximar brasileiros e estrangeiros através de experiências turísticas e culturais e do ensino inovador de idiomas valorizando o potencial histórico, natural e paisagístico local.

Arq Bio LAB Uma startup social que auxiliará a comunidade a desenvolver negócios sócio-culturais visando as problemáticas do centro de Florianópolis.

Kokua Digital Alavancar os negócios turísticos da cidade por meio da criação e divulgação de conteúdos e canais exclusivos, buscando experiências únicas para cada visitante.

Projeto Energize – Geração Compartilhada Fornecer energia limpa e renovável de forma simples e rentável pela implementação de sistemas fotovoltaicos.

DosemedChart – Software de Gestão em Radioterapia Oferecer um sistema web para otimizar o tempo dos profissionais ligados à radioncologia visando ao paciente um tratamento radioterápico rápido e de qualidade.

LTrace – Soluções em geofísica Fornecer softwares de alta qualidade para solução de problemas geofísicos utilizando modelos probabilísticos inteligentes.

+Saúde Um market place que conecta pacientes à profissionais da saúde para o agendamento de consultas mais acessíveis e com espera curta.

AzoClima – Meteorologia Contextualizada Desenvolver um aplicativo móvel para disseminar informações meteorológicas contextualizadas às atividades e esportes náuticos.

Conexão Liberdade Promover a geração de renda para mulheres privadas de liberdade ou egressas do sistema prisional por meio da capacitação para a produção de objetos de design e da comercialização online destes produtos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *