Câmara realiza sessão extraordinária nesta 5ª feira
12/01/2017
Bares e restaurantes são interditados na Joaquina por falta de alvarás e poluição sonora
12/01/2017

Parceria privada limpa areia da praia em Jurerê

Com a colaboração da iniciativa privada, Florianópolis contará neste verão com nova modalidade de limpeza da orla em Jurerê Tradicional e Internacional.

Nesta quinta-feira (12), às 7h, serão apresentados e entrarão em operação dois tratores acoplados com máquinas saneadoras que fazem aeração e peneiramento da areia. O procedimento, de acordo com o jornalista e administrador Enio Noronha Raffin, criador do personagem Professor Resíduo, reduz em até 20% os riscos relacionados a materiais cortantes, em até 70% os microrganismos nocivos à saúde e em até 30% os casos relacionados a doenças de pele.

O serviço de limpeza da praia, com doação de horas máquinas e mão de obra, é patrocinado pela ação “Summer´s Magic in Jurerê Internacional” promovida pela TV Jurerê e a TV Jurerê Internacional, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) e as empresas privadas Estre e Intelbras. A ação também promove educação ambiental.

Responsabilidade compartilhada

O trabalho de peneiramento das areias de Jurerê Internacional e Jurerê será feito sem custos para a Prefeitura de Florianópolis ou a Comcap durante o Verão 2017. “Recebemos com muito apreço essa proposta de parceria que já vinha sendo articulada pelo então presidente Marius Bagnati, pela relevância do serviço e pelo conceito acertado de responsabilidade compartilhada entre o poder público e a iniciativa privada”, destaca o presidente da Comcap, Carlão Martins.

O serviço de saneamento, aponta Raffin, que na década de 80 foi gestor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em Porto Alegre e hoje é morador de Florianópolis, será realizado todos os dias a partir da meia-noite. A produção dos dois tratores e máquinas saneadoras será entregue à Comcap até às 5h, quando a companhia começa a remoção diária dos resíduos da orla.

A Comcap, que já faz a manutenção da orla, fará a remoção dos resíduos e cuidará da destinação ao aterro sanitário.

 

A máquina saneadora opera com as seguintes especificações:

 

  • Coleta pequenos resíduos de até 15 quilos
  • Limpa, saneia e oxigena a areia
  • Realiza limpeza até 20 centímetros de profundidade
  • Tracionada por trator convencional
  • Alto rendimento (até 20.000 m2 por hora)
  • Largura do trabalho de 1,6 metro.

 

Operação inaugural

O equipamento de limpeza será apresentado na orla, em frente ao Residencial Quay, na Avenida dos Búzios, nesta quinta (12), às 7h.

(Prefeitura de Florianópolis, 11/01/2017)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *