Criadouro do Aedes renderá multa e suspensão a donos de imóveis
17/01/2017
Operação Floripa Legal completa oito dias no Centro de Florianópolis
17/01/2017

Como agir em caso de queimaduras por águas-vivas e caravelas

A temperatura da água, as condições climáticas e a maré podem favorecer o aparecimento de águas-vivas e caravelas no litoral catarinense durante a temporada de verão. Esses animais apresentam riscos às pessoas porque possuem toxinas que, em contato com a pele, provocam dores, fisgadas, sensação de queimadura e irritação.

No caso de ser tocado por um desses animais, a orientação do Corpo de Bombeiros é que seja aplicado vinagre no local do ferimento, pois ele impede que o veneno do animal penetre na pele da pessoa e alivia a dor. “Jamais esfregar com a mão, passar areia ou jogar água doce porque são formas de potencializar a ação do veneno. Nos postos de guarda-vidas sempre há garrafas de vinagre disponíveis”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Onir Mocellin.

O quadro do paciente que possui alguma predisposição alérgica pode evoluir para situações que geram espasmos de glote e até mesmo parada respiratória. Por isso, após passar vinagre no local que teve contato com os animais, é preciso procurar um posto de saúde, porque, às vezes, é necessário fazer uma raspagem para retirar os ferrões que podem ter ficado grudados na pele.

O Corpo de Bombeiros aconselha também que as pessoas se informem nos postos de salva-vidas sobre as condições do local para o aparecimento de águas-vivas e caravelas.

(Agência ALESC , 16/01/2017)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *