Agenda de 05 até 11 de dezembro de 2016
02/12/2016
Lagoa do Peri merece a Bandeira Azul pelo 2º ano
05/12/2016

Utensílios para a gastronomia catarinense são apresentados ao público

cultura_design_gastronomia_foto-priscila-ribeiro-670x446.jpg

Foi realizada na UDESC/Ceart a apresentação final do exercício acadêmico de criação de utensílios para valorização da gastronomia regional ao público, que recebeu positivamente a iniciativa no último dia 23 de novembro.

A ação foi estimulada pelo Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, e o processo de desenvolvimento envolveu 14 alunos  do Laboratório de Design (LabDesign) que criaram 13 utensílios para a gastronomia local em cerâmica para apresentar a:

  • Culinária do Litoral: peixe frito com pirão, sequência de camarão, tainha recheada, anchova grelhada;
  • Culinária do Interior: galinha ensopada, marreco recheado, entrevero;
  • Culinária contemporânea de Florianópolis: sushi, ostra, caldos de peixe e de camarão, polvo crocante, risoto de frutos do mar, casquinha de siri e camarão.

As artes apresentadas são do designer Marcelo Resende, que trabalhou paralelamente com os acadêmicos do projeto.

Realização e Apoio

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

A Associação FloripAmanhã realiza a coordenação técnica do Grupo Gestor do Programa, composto também por ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), UDESC e UNISUL.

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *