Justiça concede liminar que libera atuação da Uber em Florianópolis
07/12/2016
Ônibus com 15 metros passam a operar na Capital
08/12/2016

Guarda do Embaú é escolhida a 9ª Reserva Mundial do Surfe por ONG norte-americana

Ondas perfeitas, natureza, cultura e tradição preservadas. Com esses atributos, a Praia do Guarda do Embaú, em Palhoça, recebeu na sexta-feira (2) o título de Reserva Mundial do Surfe pela ONG norte-americana Save The Waves. A praia é a 9ª no mundo com essa condecoração e a primeira no Brasil. Desde 2013, a ASPG (Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú) envia o projeto para que a região tenha o reconhecimento pela organização global sem fins lucrativos dedicada a proteger os recursos costeiros através de uma combinação única de áreas protegidas, economia e ação direta.

A comemoração acontece no dia 20 de janeiro, também denominado o Dia do Surfista no município, em virtude da morte do surfista Ricardinho, que foi assassinado por um policial militar. O diretor de comunicação da ASPG, Marcos Aurélio Gungel, o Kito, foi um dos responsáveis pela conquista. “São quatro os pontos que caracterizam uma região como Reserva Mundial do Surfe, a qualidade circunstancial das ondas, a cultura e a tradição – que é o surfe e a pesca da tainha, a histórica da região e o ecossistema ao redor”, explica Kito.

O diretor executivo da Save The Waves, Nik Strong-Cvetich, deve visitar a Guarda do Embaú para estabelecer o plano de desenvolvimento dos projetos que serão implantados na região. Kito lembra que não há prazo para a praia receber a placa de 9ª Reserva Mundial do Surfe. Isso porque para a implantação dos programas são necessários investimentos, que podem ser públicos ou privados.

“A conclusão do projeto pode ser em seis meses, um ou dois anos, porque dependemos de vários fatores. Já criamos um comitê gestor e elencamos três focos: preservação do Rio da Madre com ações no saneamento básico, controle de projetos urbanos exagerados e inserção no plano diretor da vocação da nossa região”, cobra Kito.

O lema da ONG norte-americana é “preservar o planeta onda a onda”.

Saneamento é a principal bandeira da comunidade

Empresária e membro do Conselho Municipal de Turismo de Palhoça, Telma Vieira Correia acredita que o principal problema em infraestrutura da Guarda do Embaú é a falta de saneamento básico. “Temos uma das praias mais bonitas do Brasil e precisamos fazer algo para preservá-la. O saneamento é uma bandeira que carregamos há muito tempo e o problema é que ninguém cumpre a lei”, comenta.

O surfista e empresário Richard Luiz Malagoli, o Tuca, trocou São José pela Guarda do Embaú há 20 anos. Ele já surfou na Indonésia e em outros países, mas afirma que as ondas dessa comunidade de Palhoça têm um algo a mais. “Sempre fui atrás de boas ondas, mas as nossas não deixam a desejar para nenhuma praia. O título de Reserva Mundial do Surfe é muito importante é serve mais uma vez para despertar a consciência de preservação dos nossos políticos. O investimento em saneamento não dá mais para esperar”, dispara.

O objetivo é de que a praia possa continuar sendo um paraíso para as futuras gerações. O estudante Swell Henrique da Silva, 14, passa o contraturno escolar surfando na Guarda do Embaú com os amigos. “Terminei o ano na 4ª posição do ranking catarinense, mas meu sonho é virar um surfista profissional e preservar a nossa praia”, conclui o jovem.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 06/12/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *