Justiça determina embargo e vistoria em obras de residencial na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
13/12/2016
Vereadores de Governador Celso Ramos aprovam criação de taxa de preservação ambiental
13/12/2016

Casan notifica e lacra 18 ligações clandestinas de esgoto em bairro de Florianópolis

Dezoito proprietários de imóveis no bairro Campeche, em Florianópolis, foram notificados nesta segunda-feira (12) por ligações clandestinas na rede de tratamento de esgoto, durante uma fiscalização da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). Todas as ligações foram lacradas. Na maioria dos casos havia a saída de espera, sem o esgoto. Isso ocorre porque a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da região deve começar a ser construída em janeiro pela empresa Infracon, de Minas Gerais, em terreno no bairro Rio Tavares, mas quase 45 quilômetros da rede estão concluídas.

A unidade vai custar R$ 34,8 milhões e tem prazo de 24 meses para ser entregue. Atualmente, o resultado da licitação e o contrato para execução da obra estão em análise pela Caixa Econômica Federal (órgão financiador do projeto) e Ministério das Cidades. Somente depois os moradores receberão orientação da Casan para fazer sua ligação à rede coletora.

O trabalho consiste em abrir as caixas de inspeção e verificar se há ligação com a rede de esgoto, mesmo que o material não esteja sendo despejado. “Encontramos o maior número de irregularidades na Rua dos Eucaliptos, onde enchemos dois caminhões. O problema é que a infração causa mau cheiro e extravasamento do esgoto nas regiões mais baixas. O correto é que cada cidadão faça o seu tratamento individual de fossa e sumidouro”, explica coordenador de fiscalização de esgoto da Casan, engenheiro sanitarista Gabriel de Lyra Pessina.

A fiscalização passou pela Avenida Campeche, Travessa Iracema das Chagas Pires, Rua do Gramal, Rua dos Eucaliptos, Recanto do Beija-Flor, Rua João Batista Pires e Servidão Canto do Tucano. Os proprietários notificados têm prazo de 15 dias para apresentarem a defesa. Na semana passada, nove imóveis foram notificados no bairro Itacorubi. A vistoria tem respaldo da resolução 46 da Aresc (Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina), que permite sanções a usuários que realizam infração ou intervenção indevida no sistema público.

Leia na integra em Notícias do Dia Florianópolis, 12/12/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *