Embratur estima visitas de mais de 2,4 milhões de estrangeiros durante o verão
06/12/2016
Parque Urbano e Marina: consulta prossegue
07/12/2016

Câmara aprova projeto que cria Museu de Florianópolis

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 16.578/2016, de autoria do Executivo, que cria o Museu de Florianópolis. Segundo a matéria, o Museu será instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, tornando desta forma o espaço num equipamento cultural, interativo, dinâmico e aglutinador de tecnologias e mídias contemporâneas.

Ainda de acordo com texto do projeto, a temática central do Museu será a evolução da ocupação territorial de Florianópolis, como mecanismo de preservação do patrimônio cultural do Município, preservando toda a trajetória como a evolução da cidade, do povo, da economia, de hábitos, de transformações, enfim, de fatos e pessoas que alicerçam a história da Capital Catarinense.

O projeto do Executivo recebeu emenda da Comissão de Educação, Cultura e Desporto que estabelece que os estudantes de escolas públicas das redes Municipal e Estadual estarão isentos da taxa para visitar o Museu. A emenda também foi aprovada, proporcionando assim que as crianças e jovens possam conhecer mais profundamente a história da cidade, as características do seu povo, os costumes e tradições.

A antiga Casa de Câmara e Cadeia é uma das edificações mais importantes no centro de Florianópolis. Foi construída entre os anos de 1771 e 1780 com arquitetura colonial, modificada na reforma ocorrida entre 1902 e 1905 para o ecletismo. Possui uma área construída de 865,90m² e será utilizada como espaço museal, de exposição e pequeno auditório. A área está dividida em 14 ambientes, sete no pavimento térreo e sete no superior.

A edificação não apenas abrigará parte da história de Florianópolis, como faz parte desta história. Situado na Praça XV de Novembro, o prédio testemunhou diversas decisões políticas que impactaram a vida de toda a cidade. A princípio, o local serviu de espaço para a posse dos presidentes da então província, além de ser palco para diversas festas e bailes oficiais. Em seu pavimento superior funcionava a Assembleia Legislativa Provincial, o Paço da Câmara – espaço onde ficava instalada a Câmara – e o Senado.

O Plenário da antiga Casa de Câmara e Cadeia testemunhou ainda em 25 de março de 1888 a entrega das cartas de liberdade aos escravos de Florianópolis. No piso térreo ficava a cadeia para onde eram encaminhados os infratores da lei, rebeldes, escravos e loucos. A cadeia foi desativada em 1930. Nos últimos anos em que ficou aberta, a Casa assistiu a mais momentos de história ao ser a sede da Câmara Municipal de Florianópolis.

O projeto segue agora para sanção do prefeito César Souza Junior.

(Câmara Municipal de Florianópolis, 06/12/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *