Presidente da Embratur concede entrevista para falar sobre expectativas da temporada 2017
09/12/2016
Debatedores apontam dificuldades na implementação de programas de sustentabilidade urbana
09/12/2016

Atual prefeitura de Florianópolis deve barrar repasse a escolas de samba

A atual gestão da Prefeitura de Florianópolis não deve fazer o repasse às escolas de samba para o próximo carnaval. O executivo recebeu uma recomendação do Ministério Público de Contas de Santa Catarina e o Ministério Público do Estado para não passar os R$ 3,6 milhões ao desfile.

A Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) ainda espera conseguir a verba com a próxima gestão, como mostrou o Jornal do Almoço desta quinta-feira (8). A equipe de Gean Loureiro diz que está avaliando a questão.

Dívida

Um dos motivos para a recomendação é a situação financeira da prefeitura, que vai começar 2017 com uma dívida de R$ 90 milhões, uma quantia quase duas vezes maior que a previsão de arrecadação do município. Além disso, o executivo tem outras prioridades, listadas pelo secretário da Fazenda, André Bazzo.

“Nós temos folha salarial. Nós temos destinação do lixo, toda a questão do resíduo sólido. Nós temos a gratuidade do transporte coletivo. Nós temos as entidades que substituem a prefeitura na assistência social, na educação. Nós temos todos os custos da saúde, que são crescentes”, disse o secretário.

Convênio

Porém, a prefeitura já havia assinado um convênio com a Liesf. O presidente da Liga, Joel Costa Júnior, acredita que o município vai honrar o pacto assinado em setembro pelo prefeito Cesar Souza Junior e pela secretária de turismo da capital, Zena Becker.

“Através desse documento, as escolas de samba e a Liga tocaram todos os seus compromissos junto com fornecedores, prestadores de serviço. E não tem mais volta”, explicou o presidente da Liesf.

A esperança do presidente da Liga é que o futuro prefeito, Gean Loureiro, possa reverter de alguma forma essa situação. “Não só o prefeito eleito, como todos os candidatos que estiveram aqui presentes. Entregamos uma carta-compromisso de samba, junto com o Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas]”, disse.

A secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, explicou a situação. “A prestação de contas da Liga ainda não está aprovada. Eu não estou dizendo que não vai ser aprovada, ela ainda não foi porque foram feitas algumas diligências, a Liga agora já devolveu. Então como até o dia 5 de dezembro, que era o último dia que a gente tinha para fazer os empenhos, e a prestação ainda não está finalizada, então realmente esta gestão não tem mais condições de honrar o compromisso assinado anteriormente”.

Mesmo sem o convênio com a prefeitura, a Liga das Escolas de Samba quer que o desfile na passarela Nego Quirido seja mantido. “Existem empresários, sim, existem empresas, sim, que querem apoiar e apostar no carnaval. Estamos dependendo só dessa posição do prefeito eleito para que a gente possa continuar o nosso trabalho”, disse o presidente da Liesf.

A equipe de transição do prefeito eleito Gean Loureiro disse que analisa a questão do ponto de vista jurídico e financeiro. Com essas pendências esclarecidas e com a convicção de que o repasse não vai comprometer prioridades é que a nova gestão poderá definir se haverá apoio à Liesf, informou a equipe em nota.

Natal e Réveillon

Em relação aos eventos de Natal, a secretária disse que eles são feitos em parceria com a iniciativa privada. “Réveillon, a prefeitura não tem recursos. Infelizmente a gente não pôde fazer. Isso prejudica muito os moradores, os turistas, mas é a realidade”.

(G1 Santa Catarina, 08/12/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *