Equipes de transição vistoriam obras do elevado
08/11/2016
Equipes de transição vistoriam obras do elevado do Rio Tavares
08/11/2016

Revitalização da Lagoa da Chica, no Campeche, deve ser finalizada até janeiro

A paisagem da Lagoa da Chica, no Campeche, começou a mudar nas últimas semanas. Antes tomada pelo matagal, era impossível de ver que ali tem uma lagoa. Agora, com a segunda etapa das obras de revitalização, a região e os moradores ganham uma nova área de lazer.

A obra é fruto de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) feito entre a Fatma (Fundação Estadual do Meio Ambiente) e a Celesc, após vazamento de óleo de uma subestação desativada da companhia de eletricidade na Tapera, que causou prejuízo ao meio ambiente. Na primeira etapa da obra, foram construídos calçamento, parte de um deque, uma academia ao ar livre e uma casa de administração.

Agora, na segunda etapa, está a parte mais importante da revitalização, de acordo com o presidente da Amoje (Associação dos Moradores do Jardim dos Eucaliptos), João Carlos da Silva. “O desassoreamento está fazendo a limpeza daquela vegetação. Eu nasci e praticamente cresci ali, era um lugar espetacular. A revitalização transformará essa região e refletir em toda a comunidade”, disse. Além do desassoreamento, está sendo feito o prolongamento do deque, a continuação da trilha ao redor da lagoa e um acesso até a praia, com acessibilidade para deficientes.

De acordo com João Carlos, a parte mais demorada neste processo foi a liberação da licença ambiental expedida pela Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) para fazer o desassoreamento. Agora, a expectativa é de que até janeiro a região esteja toda revitalizada. “Isso aqui era mato alto para todo lado e um depósito de lixo. É uma alegria imensa ver a transformação”, afirmou Áurea Borges, que mora em frente à lagoa e acompanha de perto as obras.

Patrimônio paisagístico

A Lagoa da Chica foi tombada como patrimônio natural e paisagístico pela Prefeitura de Florianópolis em 1988 pelo decreto 135, mas sofreu por anos com a falta de cuidados em seus 14 mil m². Com a multa da Fatma à Celesc, foi possível realizar a obra, ao custo de R$ 1,2 milhão.

Leia na Integra em  Notícias do Dia Florianópolis, 08/11/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *