Ministro da Pesca abre espaço aos pescadores de SC
28/11/2016
Turismo libera R$ 16,5 milhões para sete Estados; Santa Catarina será beneficiada
28/11/2016

Projetos para melhorar a Beira-Mar Continental não devem sair do papel tão cedo

Inaugurada em março de 2012, a Beira-Mar Continental, no Estreito, virou ponto de lazer e exercícios físicos para a comunidade local. Apesar dos 125 mil m² de espaço, grandes áreas vazias permanecem sem utilização na região. Em 2014, a prefeitura da Capital reuniu-se com a SPU/SC (Superintendência do Patrimônio da União) para tratar da possibilidade de usar 19 mil m² da avenida para transformar o espaço no “maior centro de convivência, lazer e esporte ao ar livre do Continente”. A ideia era construir um espaço com creche, campo de futebol profissional, quadra poliesportiva, pista de caminhada e skate e playground.

De acordo com o secretário do Continente, Aurélio Rocha dos Santos, a SPU já autorizou o uso do local para implantar o projeto, mas agora depende de uma alteração no zoneamento do Plano Diretor da cidade para que a área seja transformada em ACI (Área Comunitária Institucional) e AVL (Área Verde de Lazer). Após várias audiências realizadas com as comunidades por determinação da Justiça Federal, atualmente o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) trabalha para realizar ajustes no anteprojeto de lei do Plano Diretor a pedido do Ministério Público Federal. Outras duas audiências finais ainda devem ser feitas até que o projeto siga para a Câmara de Vereadores.

Outro projeto discutido há anos para a região prevê ligar a Beira-Mar Continental a uma futura Beira-Mar de Barreiros, em São José, dando acesso à BR-101. A prefeitura de São José já tem o projeto para a Beira-Mar de Barreiros, mas não conseguiu verba e depende também de uma complementação da Beira-Mar do Continente para que as duas avenidas se liguem.

Em fevereiro de 2014, a prefeita de São José Adeliana Dal Pont foi a Brasília  e encontrou-se com o Ministro das Cidades para reforçar o pedido de liberação de emendas parlamentares para a construção da Beira-Mar. O ministro da época, Aguinaldo Ribeiro, sugeriu incluir a obra no PAC da Mobilidade, o que não aconteceu. Também seria montado um grupo de trabalho entre Florianópolis e São José para tirar o projeto do papel, mas que não foi pra frente. De acordo com a assessoria da prefeitura de São José, o projeto da Beira-Mar de Barreiros teria que ter aporte do governo federal para ser viabilizado, mas não há previsão neste sentido.

Comunidade pede mais opções de lazer

Quem frequenta a Beira-Mar Continental a pé utiliza o local principalmente para exercícios físicos ou para apreciar a vista. No fim da avenida, há uma academia ao ar livre e um parque infantil. O motorista Alonso de Oliviera Júnior, 29, acompanhou de perto a construção da Beira-Mar. Para ele, a nova via valorizou os terrenos da região e virou um ponto de encontro da comunidades, mas ainda falta avançar. “Daria para implementar muito mais opções de lazer aqui, principalmente por que tem bastante espaço de estacionamento”, diz ele.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 28/11/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *