Marco zero da mobilidade
28/11/2016
Aberto edital para a pré-incubadora do Centro Sapiens
28/11/2016

Obra para tratamento de esgoto nos Ingleses deve começar após o verão

Com mais um verão chegando, o pesadelo da poluição nas praias volta a rondar os moradores do Norte de Florianópolis. Nos Ingleses, a esperança é a instalação de uma nova rede de esgoto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que apresentou o projeto para ampliar a rede, mas o prazo não agradou os moradores. A obra deve começar após a temporada de verão.

A Casan afirma que o projeto para a instalação de mais 45% da rede de esgoto nos Ingleses está concluído e que a licitação está na fase final.

“São questões administrativas para que a gente possa concluir e iniciar as obras imediatamente. A previsão máxima é assinar o contrato em janeiro e iniciar as obras imediatamente após a temporada”, diz Lucas Arruda Barros, superintendente da Casan.

A obra para implantação da rede de tratamento de esgoto deve durar três anos com implantação da rede e construção da estação de tratamento. O objetivo é deixar 75% do bairro com rede de coleta. Os efluentes devem ser lançados no rio Capivari.

Enquanto a obra não sai do papel, o medo dos moradores é passar pela mesma situação de Canasvieiras, que virou até notícia internacional. “Esse é o nosso medo, vamos perder a nossa linda praia novamente”, diz uma moradora.

A praia dos Ingleses é o bairro que mais cresceu na última década, na Capital. De acordo com a associação de moradores, já são mais de 50 mil pessoas com residência fixa nos Ingleses. O problema é que o sistema de saneamento não acompanhou este desenvolvimento. Atualmente, apenas 30% do bairro tem rede de esgoto.

Ao longo da praia existem várias saídas que deveriam ser de água pluvial e que vão diretamente para o mar. O problema é que essa água tem uma coloração escura e um forte cheiro de esgoto. Quem trabalha na praia diz que os turistas não demoram para perceber que não trata de água da chuva.

“O cheiro é esquisito, as vezes na lanchonete a gente tem que fechar as portas porque não consegue suportar o fedor que vem desse negócio aí”, diz o comerciante Oberair José dos Santos.

A situação do esgoto na praia, a cada ano, afasta mais os turistas dos Ingleses. Na imobiliária do Miguel Gregório, por exemplo, as reservas para este verão são menores que nos últimos anos. “Esse boato correu e foi um efeito muito grande”, diz o corretor.

“Os empresários da região estão preocupados porque a imagem de Florianópolis realmente é muito negativa quanto ao saneamento básico”, diz um dos integrantes da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).

(G1 Santa Catarina, 26/11/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *