IPUF apresenta ao Núcleo Gestor as propostas do Plano Diretor
24/11/2016
MPF e ONU realizam debate sobre as 10 medidas contra a corrupção
24/11/2016

Mais uma passo para Praça Forte São Luís

Uma reunião com general e diretor de patrimônio imobiliário e meio ambiente do Exército, Antônio Cesar Alves Rocha, na manhã desta quarta-feira (23), e o prefeito Cesar Souza Junior, avançou o processo para construção da Praça Forte São Luís, em terreno que fica na esquina das avenidas Mauro Ramos e Beira-Mar Norte.

Sem utilidade desde 1976, a ideia é transformar a área do exército de 1. 619 metros quadrados em uma praça com referências ao Forte São Luís da Praia de Fora. As tratativas para transformação da área começaram em agosto de 2013, quando o então secretário de Obras, João Amin, fez um pedido ao general Fernando Sardenberg, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. Na data, o general, se prontificou a estabelecer uma ponte com o Comando da 5ª Divisão de Exército, com base em Curitiba, para tornar a cessão uma realidade.

Em janeiro de 2014, a Prefeitura de Florianópolis encaminhou um ofício à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Estado requisitando a cessão de uso do terreno. O objetivo era declarar a área de utilidade pública para instalar ali uma praça de lazer.

Na última semana, em Brasília, quando o prefeito Cesar Souza esteve com comandante do Exército, General Eduardo Dias Villas Bôas, reforçou o pedido para a cessão do terreno e construção da praça. Agora, equipes da Prefeitura irão estudar, juridicamente, como poderá ocorrer esta cessão e definir um cronograma para a futura instalação da praça.

História

O terreno atualmente cercado e fechado ao público, foi o Forte São Luís da Praia de Fora, demolido no início do século 19. Até a década de 1970, uma feira livre funcionava na área. Em 1976, o então prefeito Esperidião Amin foi informado pelo Comando do Exército de que o terreno seria utilizado para a construção de um prédio de 12 andares, com 30 a 36 apartamentos, para os oficiais do Exército.

Forte São Luís

Erguido a partir de 1771, o Forte de São Luis da Praia de Fora ficava no terreno. Complemento da defesa do Forte de Santana, no Estreito, e do Forte de São Francisco Xavier, tinha a função de defender a Vila de Nossa Senhora do Desterro.

(Prefeitura de Florianópolis, 23/11/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *