Demolições e o turismo
08/11/2016
Morador descumpre ordem de demolição em Duna
09/11/2016

Intervenções Urbanas é tema da 5ª Semana de Paisagismo da ACIF

O Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) realizará nos dias 9, 10 e 11 de novembro a 5ª Semana de Paisagismo, que terá como tema central as “Intervenções Urbanas”. O encontro contará com dois dias de palestras, no auditório da matriz da ACIF, e uma visita técnica à parada de ônibus ecossustentável, na Rua Rui Barbosa em frente à casa do Governador, no último dia do evento.

Durante os debates serão explorados os planos e questões das áreas da cidade, a produção de novas maneiras de percepção do cenário urbano, as possibilidades para criação de “arte” e novas experiências ao olhar daqueles que transitam pela Capital. O objetivo da iniciativa é dar ênfase às ações envolvendo o meio ambiente, planejamento, sustentabilidade e a participação comunitária.

“As intervenções urbanas são realizadas em espaços públicos e colocam em questionamento a percepção em torno do objeto artístico. Elas proporcionam uma experiência estética e recriam as relações dos moradores com o ambiente, não só visuais, mas sobre a forma de interação com o meio, em determinadas intervenções”, destaca a coordenadora do Núcleo de Paisagismo da ACIF, Eneida Goss.

Para participar do evento, que é gratuito, as inscrições devem ser feitas pelo site da ACIF: bit.ly/SemanaDePaisagismo. São apoiadores do projeto a FACISC, SICRED e a PAE.

Programação:

09 de novembro – 19h

Palestrante: Jordi Castan

Jordi Castan é paisagista. Estudou na Escola de Parcs i Jardins de Barcelona e trabalhou com Roberto Burle Marx em projetos de paisagismo na Venezuela. É diretor da Boavista Paisagismo e Consultoria, uma empresa com mais de 30 anos de experiência no setor. Com mais de 800 projetos executados no Brasil e no exterior. Fundador do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) e da Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais de Santa Catarina (Aproesc).

10 de novembro – 19h

Palestrante: Elizabeth de Siervi

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, mestre e doutora em Engenharia Ambiental, PPGEA/UFSC e pós-doutora em Arquitetura pelo PósARQ/USFC. Desenvolve atividades na área de Planejamento participativo, com ênfase em metodologias qualitativas para diagnósticos locais, envolvendo ações de Educação Ambiental, Planejamento Regional e Sustentabilidade e Participação Comunitária. Atualmente é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e colaboradora no Laburb – Laboratório de Urbanismo/UFSC no projeto de extensão Jardins domésticos e Paisagem Cultural e na pesquisa de mapeamento das hortas urbanas de Florianópolis em conjunto com a Rede Semear Floripa.

11 de novembro às 14h

Visita técnica a Parada de ônibus Ecossustentável.

Parada de Ônibus Ecossustentável: Rua Rui Barbosa em frente à casa do Governador.

(All Press, 08/11/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *