Projeto, que envolve instituições nacionais e internacionais, vai realizar estudos ecológicos de longa duração na região da APA, em Alagoas
25/11/2016
Agenda de 28 de novembro até 04 de dezembro de 2016
25/11/2016

Florianópolis participa do Primeiro Fórum Internacional de Gastronomia em Macau

macau-participantes-670x478.jpg

Florianópolis foi convidada a participar como membro da Rede de Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia, e está representada pelo chef Narbal de Souza Correa, Andrea Alberti (Abrasel) e Claudio Costa Moreira (SHRBS).

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, Alexis Tam, participou hoje (dia 24) na abertura do “Fórum Internacional de Gastronomia, Macau 2016”, organizado pela Direção dos Serviços de Turismo (DST), sob o tema “O Poder da Gastronomia”, com as atividades do evento a decorrerem entre 23 e 26 de Novembro. O fórum reúne membros da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, especialistas e acadêmicos, para troca de ideias e partilha dos seus casos de sucesso. A DST organiza o evento inserido nos esforços para tornar Macau numa cidade de gastronomia, no âmbito da transformação da cidade num Centro Mundial de Turismo e Lazer.

A cerimônia de abertura do “Fórum Internacional de Gastronomia, Macau 2016” decorreu esta manhã no MGM Macau, com o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, a receber os participantes com um discurso de boas vindas, ao qual se seguiu um discurso de referência do Secretário-Geral da Comissão Nacional da China para a UNESCO, Du Yue.

Membros da Rede de Cidades Criativas da UNESCO e especialistas em Macau

Os convidados de honra da cerimônia de abertura incluíram ainda a Diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, o vice-governador de Dunedin, Nova Zelândia, Dave Cull, o vice-governador de Phuket, Kosol Taeng-Utai, a vice-governadora de Östersund, Suécia, Christina Hedin, a Presidente do Instituto de Formação Turística (IFT), Fanny Vong, a vice-presidente do IFT, Florence Ian, os subdiretores da DST Cecilia Tse e Cheng Wai Tong, a subdiretora substituta da Direção dos Serviços de Educação e Juventude, Leong Vai Kei, e o Presidente da Faculdade de Hospitalidade e Gestão Turística da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, Philip Xie.

Outros participantes e oradores convidados também presentes no Fórum Internacional de Gastronomia incluem representantes de todo mundo de 17 cidades membros da Rede de Cidades Criativas da UNESCO em Gastronomia e Literatura, do Instituto de Formação e Pesquisa de Patrimônio Mundial para a Ásia-Pacífico sob os auspícios da UNESCO, da Associação de Cozinha da China, membros do Conselho para o Desenvolvimento Turístico, acadêmicos de turismo, especialistas de comida macaense, entre outros, num total de mais de 200 delegados.

As cidades membros da Rede de Cidades Criativas da UNESCO que participam no fórum incluem representantes de nível de governador, vice-governador, diretores de turismo, gestores executivos, entre outros, oriundos de 16 das 18 Cidades de Gastronomia existentes – nomeadamente, Belém e Florianópolis (Brasil), Chengdu e Shunde (China), Popayán (Colômbia), Rasht (Irão), Parma (Itália), Zahlé (Líbano), Ensenada (México), Bergen (Noruega), Jeonju (Coreia), Dénia (Espanha), Östersund (Suécia), Phuket (Tailândia), Gaziantep (Turquia) e Tucson (EUA), a par com a Cidade de Literatura, Dunedin (Nova Zelândia).

No seu discurso de boas vindas, Alexis Tam, assinalou que, “a par com infra-estruturas e projetos relacionados com turismo atualmente em marcha, damos grande relevo ao nosso trabalho para apresentação de uma candidatura para nos tornarmos membros da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Acreditamos firmemente que uma designação como Cidade de Gastronomia seria a melhor forma para alcançarmos reconhecimento e distinção para a nossa culinária.” O Secretário acrescentou ainda que, “as discussões geradas por este fórum facilitarão o nosso trabalho em formular um modelo de gestão do destino que irá explorar o potencial da gastronomia e outros recursos culturais e criativos.”

O Secretário-Geral da Comissão Nacional da China para a UNESCO referiu, no seu discurso de referência que, “Macau candidatar-se a entrar para a Rede das Cidades Criativas na área da Gastronomia, permitirá à cidade divulgar a sua diversidade cultural ao mundo, promovendo ao mesmo tempo o intercâmbio e aprendizagem mútuas entre civilizações. Acreditamos que Macau preenche os requisitos e tem potencial para se candidatar à designação de Cidade Criativa de Gastronomia e a Comissão Nacional da China para a UNESCO dará todo o seu apoio à candidatura de Macau. Convido também os representantes de outras Cidades Criativas de Gastronomia aqui connosco para discutirem com os seus homólogos da China e apoiarem Macau a ser designada uma Cidade Criativa de Gastronomia, injetando nova vitalidade na Rede de Cidades Criativas da UNESCO.”

Sessões temáticas e visitas por Macau

As atividades do “Fórum Internacional de Gastronomia, Macau 2016” tiveram ontem (dia 23) início e decorrem até sábado. O evento inclui duas sessões temáticas, “Criatividade e Gastronomia” e o “Desenvolvimento sustentável da Gastronomia e Cultura”, a par com uma sessão de mesa redonda. Durante as diferentes sessões, membros da Rede de Cidades Criativas da UNESCO e especialistas irão partilhar os seus casos práticos e visões sobre a criatividade como motor de desenvolvimento, sobre como integrar a gastronomia com a cultura de forma a serem sustentáveis nesta nova era, e trocar experiências sobre o desenvolvimento a seguir enquanto cidade de gastronomia.

Outra parte importante do programa do Fórum Internacional de Gastronomia é permitir aos participantes sentir a diversidade gastronômica da cidade, do patrimônio cultural e das novas atrações turísticas. O programa do fórum inclui uma visita ao 16.º Festival de Gastronomia de Macau, participação numa sessão de demonstração de cozinha macaense, percorrer a pé pelas zonas de patrimônio da cidade até à área de Amin’Arte Nam Van, visita à vila da Taipa, um roteiro noturno pelos novos complexos turísticos, entre outros.

Missão e visão para fórum anual

Organizado pela primeira vez este ano, a DST planeia tornar o fórum num evento anual, como parte do trabalho para se tornar numa cidade de gastronomia, no âmbito de transformar Macau num Centro Mundial de Turismo e Lazer.

A missão e visão do fórum é promover e sensibilizar a opinião pública para o facto de a criatividade constituir um elemento estratégico essencial para o desenvolvimento urbano sustentável. O fórum pretende providenciar uma plataforma para as cidades participarem, comunicarem e entenderem o valor dos bens culturais, da criatividade e do desenvolvimento sustentável. O evento tem a intenção de fazer a ligação entre as cidades para partilha de experiências de sucesso, bem como contribuir para o desenvolvimento da gastronomia de uma forma criativa. Outro objectivo do fórum é providenciar roteiros culinários para divulgar as tradições de Macau, o patrimônio e o sector ligado à gastronomia de Macau. O evento quer ainda demonstrar que a comida se tornou numa linguagem universal partilhada por todas as cidades do mundo.

Rede de Cidades Criativas da UNESCO

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO é formada atualmente por 116 cidades membros de 54 países, cobrindo sete áreas criativas: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, música, artes e media. Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO procura desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável urbano.

Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

(Com informações Turismo Macau, 24/11/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *