Previsões para o verão apontam 3,5 mi de visitantes em Florianópolis
01/11/2016
Mesmo com suspensão de audiências, prefeitura pretende finalizar Plano Diretor ainda em 2016
01/11/2016

Associação Catarinense de Engenheiros realiza seminário e lança livro 17 de novembro, em Florianópolis

Capa-livro-Os-50-anos-media-resolucao-485x670.jpg

A Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) realiza dia 17 de novembro o Seminário “Formando Engenheiros para a Construção do Futuro de Santa Catarina”, na sua sede, em Florianópolis, seguido do lançamento do livro “Os 50 Anos de Graduação da Primeira Turma de Engenheiros da UFSC – A Engenharia Mecânica Ontem, Hoje e Amanhã”. O Seminário ocorre durante o dia e as inscrições podem ser feitas no endereço http://ace-sc.com.br/. O lançamento do livro, às 19 horas, é um evento destinado apenas a convidados, nesta primeira fase.

A promoção da ACE, entidade precursora do Sistema CONFEA/CREA (Conselho Federal e Regional de Engenharia e Agronomia), tem por objetivo homenagear o cinquentenário de graduação dos 12 primeiros engenheiros em Santa Catarina, em 1966, na então Escola de Engenharia Industrial (EEI). A EEI, cujo primeiro vestibular ocorreu em 1962, oferecendo vagas inicialmente apenas para Engenharia Mecânica, foi a pioneira das Engenharias no Estado, e deu origem ao conceituadoDepartamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que já formou mais de 3.000 engenheiros desde então e é considerado um dos três melhores do País.

A obra “Os 50 Anos de Graduação da Primeira Turma de Engenheiros da UFSC – A Engenharia Mecânica Ontem, Hoje e Amanhã” tem 224 páginas, em cores, e foi pesquisada e editada em estilo jornalístico. Resulta de depoimentos dos pioneiros engenheiros e seus familiares, bem como da contribuição de um grande número de fontes especializadas e 18 articulistas convidados. Além de recuperar em detalhes inéditos registros do passado, oferece também abrangentes e atualizadas informações sobre o presente da Engenharia Mecânica, a posição de líderes de entidades e associações de classe e as demandas, os desafios e as oportunidades do mercado de trabalho. Prognostica, também, questões cruciais e instigantes sobre as tendências deste segmento da Engenharia para o futuro próximo.

Os 12 primeiros engenheiros mecânicos graduados em 1966 (em ordem alfabética) são: Adalberto José Ramos Campelli, Antônio Luiz Pereira, Cesar Seara Junior, Fanor Carlos Espíndola, Fausto Moreno de Mira, Gerson Wanderley Leal, Hyppólito do Valle Pereira Filho (falecido), Ivo Raul d’Aquino Silveira (falecido), Mário Vieira Filho, Otávio Ferrari Filho, Pedro Isaú Conti (falecido) e Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira.

O conselho editorial do livro foi composto por 10 engenheiros integrantes da ACE, tendo como coordenadores o professor Otávio Ferrari Filho (ex-presidente da ACE e representante da turma de 1966) e o professor Roberto de Oliveira, diretor técnico da ACE, que assinam, respectivamente, o prefácio e a introdução da obra. A apresentação é do presidente da ACE, engenheiro Carlos Koyti Nakazima.

A coordenação operacional do projeto é do engenheiro Ivan Rezende Coelho, da ACE. A concepção e coordenação editorial é da Redactor Comunicação, dirigida pelo jornalista Mário Xavier, que coordenou a pesquisa, redação e edição do livro, cuja direção de arte, capa e projeto gráfico ficaram a cargo do designer Alexandre Oliveira, da Infinitta Leitura – Editora Personnalité. A capa é criação de Alexandre Moraes com foto (2016) de Henrique Almeida, da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *