Palestras discutem destinos alternativos dos resíduos sólidos
18/10/2016
Florianópolis participa de Fórum das Cidades UNESCO da Gastronomia em Jeonju, na Coreia do Sul
18/10/2016

UDESC e IFSC realizam atividades do Programa Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia

CidadeUnescoGastronomia.jpg

O Projeto Saberes e Sabores de SC realiza na próxima quinta-feira (20/10) a apresentação dos conceitos de design e a validação de uma proposta acadêmica de utensílios desenvolvidos para servir os 10 pratos de referência da culinária catarinense.

 

A atividade será na UDESC-CEART, no Laboratório de Inovação Cultural,  com a presença de chefs, profissionais da área de gastronomia e representantes das entidades do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, ao qual o Projeto está vinculado.

A iniciativa parte da conclusão de chefs locais de que era necessários alguns ajustes para que os utensílios criados colaborativamente na Oficina Criativa Design + Gastronomia + Artesanato, realizada em julho de 2015, fiquem mais funcionais para o dia a dia das cozinhas. Os pratos da culinária do Interior, Litorânea e Contemporânea de Santa Catarina foram apontados por pesquisa realizada em 2015.

A proposta acadêmica de design de utensílios para os pratos de referência da gastronomia catarinense foi desenvolvida por estudantes e professores através da disciplina “Prática Projetual em Design Industrial 4″, do curso de design da UDESC.

O cronograma da disciplina prevê ainda a apresentação dos projetos finalizados e aprovação pelo Grupo Gestor e Chefs no dia 17 de novembro e a apresentação pública dos projetos na Semana do Design UDESC 2016/2, no dia 24/11/2016.

Cidade Unesco da Gastronomia também no IFSC

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação este ano terá palestra sobre o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, apresentada pela presidente da FloripAmanhã, Anita Pires e a executiva da Associação, Márcia Teschnner . Será na quarta-feira (19/10), às 10h.

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *