Cidade Criativa Unesco da Gastronomia
25/10/2016
Plano Diretor recebe nova ferramenta de consulta
26/10/2016

Serviços de inspeção de produtos de origem animal é tema de encontro com Chefs

encontro-chefs1.jpg

Chefs e profissionais do setor gastronômico estiveram presentes em um jantar na última segunda-feira (24/10), para discutir, contribuir e direcionar esforços para a valorização da gastronomia de Florianópolis. Como resultado foi constituída a Confraria Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia.

“Foi ótima essa reunião com a presença dos principais chefes e proprietários de restaurantes de Florianópolis para a constituição da confraria dos chefes. É o programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da gastronomia mobilizando os atores principais da cadeia produtiva.” Declara Anita Pires, presidente da FloripAmanhã.

O jantar foi uma iniciativa do Programa Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia, e durante esta primeira Reunião, cujo o tema debatido foi “Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal” com as presenças do Presidente da Cidasc , Eroni Barbieri e Sergio Silva Borges do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, além do presidente da ABRASEL, Raphael Dabdab, e do Gerente de Articulação e Negócios da CDL de Florianópolis, Hélio Leite.

No encontro ficou encaminhado:

1) Constituição da Confraria e construção do Grupo de Whatsapp; para facilitar a comunicação entre os integrantes;

2) Definição da agenda das reuniões ordinárias, em sistema de rodízio, sempre na última segunda-feira de cada mês (próximo no Freguesia Oyster Bar);

3) Apoio às ações lideradas pela CDL de Florianópolis sobre os serviços de inspeção;

  • Verificar o novo Plano Diretor sobre a proibição do processamento de alimentos por todos os estabelecimentos de Florianópolis.
  • Atuação na Legislação Municipal sobre o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM) (Lei e Decreto) para que atenda também as necessidades dos restaurantes;
  • Agendar reunião com a autoridade competente (prefeito e/ou Promotor do Ministério Público Estadual) para tratar do Termo de Cooperação Técnica CIDASC/PMF (cede profissionais à PMF para a realização da fiscalização)

4) Convite ao Prefeito (a) eleito (a) para o próximo jantar do Grupo com o objetivo de sensibilizá-lo para a problemática envolvida com o uso/consumo de produtos frescos nos restaurantes.

O jantar foi oferecido pelo Centro Gastronômico Rita Maria.

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *